Economia
RG renovado: 11 estados já emitem o novo documento! Saiba como solicitar o seu
A nova identidade elimina a redundância de se possuir um RG por estado, centralizando a identificação civil no número do CPF.
Um novo passo foi dado na modernização da identificação civil no Brasil. Onze estados já estão emitindo uma nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), que promete ser um marco na unificação de documentos e na facilitação do acesso aos serviços públicos. Esta transformação vem após o governo federal prorrogar o prazo para a adequação dos estados à nova normativa até 11 de janeiro, uma extensão que atende a um pedido dos próprios estados.
Benefícios da nova identidade
Com a mudança, a nova identidade elimina a redundância de se possuir um RG por estado, centralizando a identificação civil no número do CPF. O objetivo é reduzir as chances de fraude e otimizar o processo de verificação de identidade, já que, com uma nova carteira, cada cidadão terá um único número identificador.
A inovação não para por aí. A CNI também inclui um QR Code para verificar as danos do documento e um código MRZ, padrão internacional utilizado em passaportes, ampliando sua funcionalidade até mesmo para viagens internacionais. Este conjunto de medidas visa garantir maior segurança e praticidade para a população.
Além disso, o novo documento traz mudanças aprovadas com as políticas de inclusão, eliminando campos como ‘sexo’ e fazendo distinção entre ‘nome’ e ‘nome social’, atendendo aos pedidos do Ministério dos Direitos Humanos para tornar o documento mais inclusivo, especialmente para a população LGBTQIA+.
Como obter a nova identidade?
Para obter uma nova identidade, os cidadãos deverão dirigir-se às Secretarias de Segurança Pública dos estados e apresentar uma certidão de nascimento ou de casamento. A emissão da primeira via e as renovações são gratuitas, enquanto a segunda via pode ter custos variáveis do estado. Há também a opção de documento em policarbonato (plástico), que pode ser cobrado.
Os estados que á emitem a nova identidade são:
-
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
Enquanto os onze estados avançam na emissão da nova carteira, os outros quinze estados e o Distrito Federal se preparam para se adequar a essa importante atualização.
A substituição para a nova CNI é obrigatória, com os documentos antigos permanecendo válidos até 28 de fevereiro de 2032. No entanto, a transição para o novo modelo representa um passo significativo para a nação, que caminha para um sistema mais unificado e seguro de identificação.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%