Economia
Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o encontro de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Brics, grupo formado por 11 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento está marcado para 5 de julho, um dia antes da Cúpula de Líderes do bloco.
A Trilha de Finanças do Brics, que será co-presidida pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central do Brasil, já havia sido confirmada pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, na última sexta-feira, 21. Antes do encontro no Brasil, a primeira reunião preparatória entre vice-ministros e vice-presidentes de bancos centrais ocorrerá em 26 de fevereiro, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Além dos cinco membros fundadores, o Brics agora inclui Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Indonésia, ampliando sua influência no cenário global.
Brasília recebe reunião de sherpas
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Brasília sediará a primeira reunião de sherpas do Brics sob a presidência brasileira. Os sherpas são representantes dos chefes de Estado e governo dos países membros, responsáveis por conduzir as discussões preparatórias para a Cúpula de Líderes.
O encontro será liderado pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e sherpa do Brasil no Brics. Na ocasião, o governo brasileiro apresentará as prioridades para sua presidência no bloco, que incluem o uso ampliado de moedas locais em transações financeiras, cooperação na área da saúde, financiamento de ações de combate às mudanças climáticas, comércio, investimentos e finanças dentro do Brics, governança da inteligência artificial e desenvolvimento institucional do grupo.
A reunião será aberta pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Existe ainda a possibilidade de uma sessão especial com discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo dia do evento.
Com a realização do encontro financeiro no Rio de Janeiro e a reunião de sherpas em Brasília, o Brasil assume o protagonismo na coordenação do Brics, fortalecendo sua posição no bloco e impulsionando debates estratégicos sobre economia, tecnologia e governança global.
(Com Agência Brasil).

-
Cotidiano16 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia15 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Curiosidades1 dia atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores