Conecte-se conosco

Curiosidades

Rói as unhas? Cientistas apontam solução

Publicado

em

Roer as unhas é um hábito muito comum entre homens e mulheres, que pode começar na infância e persistir até a vida adulta. Esse comportamento está relacionado a questões emocionais, como estresse, ansiedade, raiva ou insegurança e pode trazer consequências negativas, tanto para a saúde quanto para a estética dessas pessoas.

Mas existe uma forma de intervir de maneira pouco invasiva e cientificamente comprovada para deixar de roer as unhas: a substituição de hábitos. Essa técnica consiste em trocar o ato de roer as unhas pelo toque suave em outra parte do corpo, como os dedos, a palma da mão ou o braço, por exemplo.

Essa foi a proposta de um estudo publicado na revista JAMA Dermatology na última quarta-feira (19/7), que envolveu 268 voluntários que sofriam de tricotilomania (condição na qual as pessoas arrancam o cabelo), onicofagia (roer as unhas) ou mordedura na bochecha.

Os participantes foram separados aleatoriamente em dois grupos, sendo que um recebeu um manual e um vídeo mostrando como praticar a substituição de hábitos, recebendo instruções para usar a estratégia sempre que tivessem vontade de morder, puxar ou roer partes do corpo.

O outro grupo, por sua vez, recebeu a informação de que estavam em uma lista de espera para o tratamento, passando pelo treinamento apenas após o fim do estudo.

As análises foram feitas por seis semanas, com resultados bastante satisfatórios: 53% dos indivíduos analisados revelaram alguma melhora nesse hábito prejudicial.

Além disso, 80% das pessoas que participaram do grupo de tratamento alegaram satisfação com a substituição de hábitos, bem como 86% afirmaram que vão passar a técnica para outras pessoas, ajudando mais gente a se livrar dessa mania.

É claro que os estudos continuam, visando aliar a substituição de hábitos a outros tipos de técnicas comportamentais já existentes, como a reversão de hábitos e desacoplamento, que já são usados para ajudar quem sofre com comportamento repetitivo focado no corpo.

E você, também sofre com alguma dessas manias? Considere colocar em prática a substituição de hábitos. Para isso, em vez morder a bochecha, roer as unhas ou arrancar os cabelos, tente tocar seu corpo levemente, podendo fazer o movimento de maneira rápida, mas sem colocar pressão.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS