Ações, Units e ETF's
Sabesp privatizada implica em participação menor do governo de SP
Companhia atua em saneamento.
A Sabesp (SBSP3) privatizada implica em participação menor do governo de São Paulo, atualmente o principal acionista da companhia de saneamento do Estado.
Levantamento da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, estima que a participação do Estado deve cair dos 50,3% atuais para algo entre 15% e 30%.
Ela explica que o projeto de desestatização está em fase d estudo para determinar exatamente qual será a participação do Estado, mas o foco é diminuir o porcentual para atrair investidores de referência.
Também diz que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa (Alesp) hoje inclui o estabelecimento de direitos de veto (golden share) para o governo. A golden share contempla a manutenção do nome da companhia, sede e objetivo social, por exemplo.
Além disso, atribui poder de veto ao Estado quanto ao limite de exercício de votos por acionistas ou grupo de acionistas. O projeto institui ainda a criação de um fundo de apoio à universalização do saneamento no Estado, inclusive voltado à modicidade tarifária no setor.
A ação SBSP3 encerrou o dia 17 cotada a R$ 61,27.
Sabesp (SBSP3)
Ontem o governo de São Paulo apresentou a última versão do texto do projeto de lei para a privatização da Sabesp.
O documento foi enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em caráter de urgência, para ter prioridade na votação e no processo de tramitação. Para aprovar o projeto, será necessária maioria simples dos 94 deputados estaduais.
O cronograma do PL prevê que a terceira fase, com a execução da privatização, ocorra a partir de abril de 2024. Com a venda, o governo paulista acredita que possa arrecadar cerca de R$ 60 bilhões.
O governo afirmou que o objetivo, com o movimento, é universalizar o saneamento básico nos municípios atendidos pela Sabesp, incluindo as áreas rurais e os núcleos urbanos informais consolidados, como favelas e comunidades sem regularização; antecipar o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento de 2033 para 2029; e reduzir tarifas, com foco na população mais vulnerável.

-
Empresas19 horas atrás
Justiça exige mudanças significativas de Coca-Cola e Pepsi
-
Finanças1 dia atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Finanças16 horas atrás
5º homem mais rico do mundo mandou avisar: estes 10 hábitos estão DETONANDO seu dinheiro
-
Finanças11 horas atrás
Pessoa morreu e não deixou herança: veja o que acontece com as dívidas
-
Finanças1 dia atrás
Cobrar alguém pela internet é crime? Caso no Brasil gera reflexão
-
MEI2 dias atrás
Seu trabalho permite MEI? Veja as profissões que não entram nessa categoria
-
Tecnologia24 horas atrás
Celular tocando sem parar? Veja como bloquear chamadas de spam