Agronegócio
Sabia dessa? A patchouli é uma erva exótica e cheia de benefícios
Versátil, a erva pode ser utilizada com diferentes finalidades. A planta possui efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico.
Pogostemon cablin, popularmente conhecida como Patchouli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para diferentes finalidades.
Suas flores são ideais para a preparação de óleos essenciais, chás ou tinturas, enquanto as folhas cumprem o mesmo propósito, além de cremes enriquecidos com os seus extratos.
No geral, as propriedades da Patchouli incluem ação bactericida, antifúngica, expectorante, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, antialérgica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele e estimulante para o estômago, facilitando a digestão e aliviando a náusea e enjoo.
Reprodução: Freepik
Por aí se concluir que os benefícios da erva são muitos, não é mesmo? Desse modo, acompanhe as vantagens de seu consumo.
Benefícios
- O óleo essencial desta planta possui propriedades calmantes e relaxantes e pode ser utilizado em massagens, diretamente na pele, ajudando a melhorar a aparência da pele áspera, seca, flácida, desvitalizada ou envelhecida;
- Além disso, a planta também ajuda no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses;
- O chá desta planta possui efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse;
- Ajuda no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão;
- É eficaz contra os sintomas provenientes de cólicas menstruais;
- Alivia a agitação, irritabilidade, insônia e ansiedade;
- Além disso, o seu óleo é vastamente usado para fixar fragrâncias e aromas na área da perfumaria;
- Pode servir como aromatizante natural para ambientes. Neste caso é recomendável a utilização do óleo essencial da planta ou de flores e folhas secas.
Diante de tantos benefícios, vale a pena ter a erva em casa. Lembrando que você pode comprá-la pronta para uso em lojas de produtos naturais ou até mesmo investir no cultivo, que se mostra muito simples e prático.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira13 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia8 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta