Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra de feijão ultrapassa 3 milhões de toneladas

Levantamento foi realizado pelo IBGE e aponta Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás com maiores participações na produção.

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a estimativa da produção de feijão, considerando-se as últimas três safras. Segundo o IBGE, o volume ultrapassou 3,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao divulgado pelo Instituto. A estimativa da área a ser colhida foi reduzida em 0,7%, mas, o rendimento médio pode aumentar 5%.

Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás foram apontados como os Estados com maiores participações na produção, com 23,2%, 17,1%, 10,9% e 10,6%, respectivamente.

A primeira safra de feijão foi estimada em 1,2 milhão de toneladas, declínio de 6,4% frente à estimativa do terceiro prognóstico. O Paraná e Santa Catarina apresentaram redução de colheita, com 31,1% e 16,8%, respectivamente. A estiagem e falta de chuvas durante o ciclo interferiram diretamente na produção do grão. Já Mato Grosso e Distrito Federal apresentaram crescimento de 23,9% e 60%, respectivamente.

A segunda safra de feijão foi estimada em 1,3 milhão de toneladas, um aumento de 20% frente à estimativa do terceiro levantamento do IBGE. Houve alta de 23,2% na estimativa do rendimento médio. No Paraná, o volume cresceu 81,7% em relação ao mês anterior. Em Mato Grosso, a estimativa da produção apresentou um declínio mensal de 9,8%, devido à redução da área de plantio.

Por fim, a estimativa da terceira e última safra de feijão foi de 583,3 mil toneladas, declínio de 1,4%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS