Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba a diferença entre substrato e terra vegetal

Conheça as principais diferenças entre a função do substrato e da terra vegetal.

Publicado

em

Você já deve ter ouvido falar de substratos de plantio. Primeiro, o substrato é um material com mais matéria orgânica que não foi decomposto por fungos e bactérias. Por exemplo, cascas, sobras de folhas, cascas de arroz carbonizada, entre outros. Sua principal função é sustentar as raízes das mudas.

Veja também: Aprenda a cultivar orquídea vanila em casa

Hoje, você aprenderá sobre as principais diferenças entre os dois e como fazer um substrato diferenciado em sua própria casa.

Saiba a diferença entre substrato e terra

Outra grande diferença entre um bom substrato e uma boa terra é a quantidade de nutrientes disponíveis para os vegetais. Normalmente, os substratos são menos nutritivos que a terra porque se decompõem menos.

Além disso, seu uso também é amplamente utilizado na germinação de sementes e desenvolvimento de mudas. Isso ocorre porque sua resistência e capacidade de compactar e formar torrões é menor que a da terra. Isso é especialmente necessário para que as sementes aumentem suas chances de sucesso e germinação.

No momento mais vulnerável da germinação, é necessária menor resistência inicial para que a semente expanda suas raízes mais fracas. Assim, o uso de substratos facilita a formação subterrânea inicial de plantas.

Além disso, o uso traz suporte a estrutura física para o desenvolvimento das mudas. Geralmente, a terra é mais propensa à formação de torrões, absorve mais água e fornece mais nutrientes em forma utilizável.

Receitinha caseira: veja como fazer seu próprio substrato em casa!

Depois de saber a diferença entre substrato e terra vegetal, que tal aprender uma receitinha simples e prática para você fazer em casa utilizando apenas três ingredientes? Confira!

Primeiro, compre os seguintes ingredientes em qualquer loja de jardinagem. São eles:

  • 2 quilos de substrato comprado;
  • 250 gramas de vermiculita;
  • 3 colheres de sopa de calcário dolomítico.

Depois disso, use uma pá para misturar tudo e você terá um substrato turbinado que poderá usar para produzir mudas e sementes. Além das qualidades acima mencionadas que podem ser obtidas usando um substrato, a adição de vermiculita ajudará o solo a reter a umidade sem ficar encharcado.

Isso é especialmente benéfico para sementes recém-plantadas. Além disso, o calcário dolomítico, além de alcalinizar mais o solo, também fornece alguns minerais para o desenvolvimento futuro das mudas, o que é benéfico para o seu crescimento.

Esperamos que você goste desta combinação de substratos e que as dicas e informações fornecidas aqui sejam úteis!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS