Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar alho-poró em vaso

Veja dicas essenciais para um cultivo de sucesso!

Publicado

em

Apesar do nome, o alho-poró tem mais gosto de cebola do que de alho. Esse ingrediente está presente em diversas receitas da culinária brasileira, despertando o interesse de muitas pessoas em cultivá-lo. 

Veja também: Plante cebolinha em casa e nunca mais fique sem esse tempero

É uma espécie que prefere climas amenos, de 13°C a 24°C. No entanto, para usá-lo em uma receita, você deve saber cultivar alho-poró em vaso.

Afinal, como qualquer planta, precisa de alguns cuidados para crescer e se desenvolver de forma saudável. Então, hoje vamos apresentar o passo a passo de como plantar alho-poró.

Como realizar o plantio do alho-poró

Como mencionado, o alho-poró é uma planta que prefere climas amenos, com temperaturas entre 13°C e 24°C. Por isso, recomenda-se o plantio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente nos meses de fevereiro e julho. 

Embora possa ser cultivada em climas quentes, requer um pouco mais de cuidado. Neste caso, lembre-se de mantê-la sempre úmida e plantar nas estações mais frias da região.

Assim como outras variedades vegetais, o alho-poró precisa de, pelo menos, 3 horas de luz solar direta por dia. Por outro lado, quando há mais exposição à luz solar, a frequência de rega precisa ser aumentada. Lembre-se que o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Qualidade do solo

Para cultivar alho-poró, é essencial escolher um solo que drene bem e evite que as plantas fiquem encharcadas. Além disso, é necessário continuar fertilizando e mantendo o solo adubado.   

Colheita do alho-poró

Verifique se os talos estão brancos, firmes e brilhantes. Caso estejam, isso indica que o vegetal está pronto para consumo. Além disso, as folhas da planta devem estar bem verdes. No entanto, no momento em que os bulbos ficam amarelos e macios, o alho-poró já passou do ponto de comer. 

Agora que você já sabe as dicas essenciais para um cultivo de sucesso, que tal colocar em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS