Economia
Saiba o que abre e fecha neste feriado de Finados
No Dia de Finados, bancos e bolsas estarão fechados, com a normalidade retornando na sexta. A Febraban orienta o uso de canais digitais.
A Chegada do Feriado de Finados
Nesta quinta-feira, 2 de novembro, o Brasil observa o primeiro dos três feriados do mês, afetando diversas instituições e empresas. Enquanto algumas companhias optam por fazer pontes, o setor bancário e o mercado financeiro seguem um calendário mais restrito.
No Dia de Finados, as instituições bancárias não fornecerão atendimento ao público, com operações se limitando a caixas eletrônicos e áreas de autoatendimento. A normalidade dos serviços só será retomada na sexta-feira, dia 3.
Mercado Financeiro em Pausa
Similarmente, a B3, a bolsa de valores brasileira, junto com os serviços dos Correios e das casas lotéricas, seguirá o mesmo esquema de fechamento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que os tributos e contas normalmente já vêm com datas adaptadas ao calendário de feriados nacionais.
Contudo, caso alguma conta ou carnê tenha vencimento no dia 2, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil sem nenhum acréscimo.
Orientações e Funcionamentos Especiais
Alternativas para Pagamentos e Serviços
Em relação aos boletos bancários registrados, a quitação pode ocorrer através do sistema de Débito Direto Autorizado (DDA). A Febraban também aconselha que, buscando maior comodidade e segurança, os clientes prefiram os canais digitais e telefônicos dos bancos para transações e consultas, reduzindo a necessidade de atendimento presencial.
Atividades nos Mercados Financeiros
Durante o feriado de Finados, estarão suspensas as negociações em mercados como o de renda variável, renda fixa, ETFs, derivativos, além da própria bolsa de valores. Não ocorrerão transações no mercado de títulos públicos federais e no Tesouro Direto.
Serviços Públicos e Direitos Trabalhistas
Por ser um feriado previsto em lei federal, a maioria dos órgãos públicos fechará ou operará em horário reduzido. Exceções incluem serviços de saúde estaduais essenciais, como prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos.
Trabalhadores regidos pela CLT que atuam em serviços essenciais no dia do feriado têm direito a uma remuneração adicional de 100% sobre as horas trabalhadas ou compensação equivalente em folgas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%