Conecte-se conosco

Economia

Saiba quanto você vai ganhar quando se aposentar

Calcular o valor da aposentadoria não é uma tarefa simples e envolve uma série de variáveis que podem influenciar diretamente no montante final.

Publicado

em

Aposentadoria

Ao pensar em aposentadoria, muitos brasileiros se veem em meio a dúvidas sobre quanto realmente receberão após anos de trabalho e contribuição. Afinal, calcular o valor não é uma tarefa simples e envolve uma série de variáveis que podem influenciar diretamente no montante final. É crucial entender as regras para evitar surpresas no momento em que se deveria estar desfrutando do merecido descanso.

Em 2023, o valor da aposentadoria pelo INSS oscila entre R$1.320,00, o piso previdenciário, e R$7.507,49, o teto estabelecido para os beneficiários. Ninguém deve receber menos do que o mínimo e, em condições normais, também não mais do que o máximo permitido.

Contudo, existem situações em que o beneficiário, por necessitar de cuidados permanentes devido à incapacidade, pode receber um valor adicional de 25% além do teto.

Entendendo o cálculo

O cálculo do benefício previdenciário é uma operação complexa que leva em conta desde a média salarial até o tipo de aposentadoria escolhido. A média é calculada com base nos salários de contribuição, mas não corresponde ao valor final do benefício, sendo apenas um componente do cálculo. Para quem busca a aposentadoria por idade, por exemplo, a Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas.

Anteriormente, a média era calculada descartando-se os 20% menores salários, o que geralmente aumentava o valor do benefício. Agora, a nova regra determina que a média considere todos os salários. O benefício inicial será equivalente a 60% dessa média, com um acréscimo de 2% por cada ano de contribuição que exceder 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Assim, para garantir uma aposentadoria equivalente a 100% da média dos salários de contribuição, um homem deve contribuir por 40 anos, enquanto uma mulher precisa de 35 anos.

Com essas informações em mãos, os trabalhadores podem planejar melhor o momento de se aposentar e as contribuições necessárias para alcançar o valor desejado de benefício. A preparação e o planejamento financeiro são, portanto, essenciais para assegurar uma aposentadoria tranquila e confortável.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS