Bancos
Saiba quem pode sacar dinheiro da conta bancária de um familiar falecido
O primeiro passo é dar entrada no processo de inventário
A legislação permite sacar dinheiro da conta bancária de um familiar falecido todo herdeiro com mais de 18 anos e que tenha sido autorizado legalmente.
Este sim pode recuperar o dinheiro da conta do parente falecido. A esposa, marido e filhos são os primeiros a terem o direito ao saque. Porém, se houver testamento, é necessário levar em consideração a divisão determinada pela pessoa falecida no documento.
Assim, os herdeiros terão acesso às contas, devendo ir até a instituição bancária com a autorização judicial para conseguir fazer o saque. O banco exige também a assinatura de um termo de responsabilidade e pode pedir outros documentos para garantir a segurança da transação.
Dinheiro
O primeiro passo é dar entrada no processo de inventário para que todos os bens da pessoa falecida sejam incluídos na partilha da herança, assim como os valores das contas bancárias. O dinheiro do falecido pode, inclusive, ser usado para bancar as despesas do inventário.
O parente responsável pelo inventário pode procurar o Banco Central e as instituições financeiras em que a pessoa falecida tem conta. Em caso de FGTS, abono PIS e outros benefícios, caso o dinheiro não seja recuperado no prazo de 15 anos, o recurso corre o risco de ser repassado para o Estado.

-
Tecnologia2 dias atrás
Carros voadores: quanto vai custar voar em eVTols e por que o valor é alto?
-
Saúde1 dia atrás
Marca de açúcar é recolhida às pressas por conter aditivo não declarado
-
Mundo2 dias atrás
Relatório indica as melhores cidades do mundo para expatriados viverem
-
Agronegócio2 dias atrás
Comigo-ninguém-pode exige atenção: saiba o que prejudica a energia da planta
-
Empresas20 horas atrás
Pakalolo: o que aconteceu com a marca de roupas que marcou os anos 90?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Novas regras garantem mais direitos a trabalhadores que pedem demissão
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Geração Z transforma ‘emprego chato’ em refúgio profissional
-
Tecnologia14 horas atrás
Google toma atitude para acabar com golpe do compartilhamento de tela de apps bancários