Finanças
Saiba se você tem valores a receber do PIS/Pasep
Trabalhador entre 1971 e 1988 poderão ter bolada para receber. Saldo pode ser solicitado no aplicativo do FGTS. Confira como solicitar!
O trabalhador que tem atividade exercida, comprovada em carteira, entre os anos 1971 e 1988, pode ter boas notícias lhe aguardando, como uma bolada a receber.
Segundo a Caixa Econômica Federal, alguns trabalhadores poderão ter o direito aos repasses das cotas do PIS/Pasep. De acordo com o banco, cerca de 10,6 milhões de brasileiros ainda podem solicitar o recebimento das cotas no aplicativo do FGTS.
Para saber se você está entre esses milhões de trabalhadores, é necessário acessar o aplicativo do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço que está disponível gratuitamente para iOS e Android. Veja abaixo o passo a passo para solicitar o saque!
Saiba como verificar se tem saldo para saque do PIS/Pasep
- Acesse o aplicativo do FGTS;
- Entre na conta ou realize o cadastro em caso de primeiro acesso;
- No Menu principal informará caso você não tenha valores;
- Se você tiver saldo, clique no menu de funcionalidades e selecione “Mensagens”;
- Clique em “Você possui saque disponível”;
- Selecione “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
- Verifique se os dados pessoais estão corretos;
- Informe sua conta bancária para recebimento dos valores do PIS/Pasep;
- Confirme o saque e espere o crédito automático na conta cadastrada.
É possível também fazer a solicitação presencialmente nas agências da Caixa Econômica. É necessário apresentar documentos oficiais com foto de identificação, certidão do PIS/Pasep e uma declaração de dependentes habilitados pela lei.
Em situações de trabalhador titular falecido, as cotas PIS/Pasep serão sacadas pelos herdeiros, mediante apresentação de documentos comprovando ser herdeiro e portando a certidão de óbito. As informações exigidas precisam ser repassadas ao FGTS ou à Caixa. No aplicativo, o usuário pode selecionar a opção de “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador”.
Em caso de saldo disponível para saque, os valores poderão ser retirados em lotéricas ou caixas eletrônicos de autoatendimento, inserindo o Cartão Cidadão entregue pela Caixa ao trabalhador.
Segundo a Caixa Econômica Federal, ainda existem RS$24,6 bilhões que não foram resgatados pelos beneficiários, aproximadamente 10,6 milhões de trabalhadores não efetuaram o saque. Também tem direito a cota quem foi servidor público civil ou militar.
A Medida Provisória – MP nº 946/2020 decretou o fim do Fundo PIS/Pasep, sendo transferido integralmente para o FGTS (Fundo de Garantida do Tempo de Serviço). Antes as contas dos titulares eram vinculadas ao PIS/Pasep, mas com a medida provisória estabelecida, as contas passaram a ser vinculadas ao FGTS.
Essa mudança permite mais facilidade e praticidade para o trabalhador verificar de forma rápida o seu histórico como saldos, saques e tempo de serviço.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp