Empresas
Samsung e Xiaomi são acusadas e conluio; entenda
Amazon e Flipkart supostamente envolvidas.
Samsung, Xiaomi e outras fabricantes de smartphones teriam conspirado com a Amazon e a Flipkart, do Walmart, para lançar produtos exclusivamente em seus sites indianos, violando leis antitruste, de acordo com relatórios regulatórios obtidos pela Reuters.
Investigações conduzidas pela Comissão de Concorrência da Índia (CCI) revelaram que a Amazon e a Flipkart teriam violado as leis locais ao favorecer vendedores específicos, priorizar certas listagens e oferecer descontos profundos, prejudicando outras empresas. O relatório de 1.027 páginas da CCI sobre a Amazon apontou que as unidades indianas de Samsung, Xiaomi, Motorola, Realme e OnePlus participaram de “lançamentos exclusivos” em conluio com a Amazon, infringindo a legislação de concorrência.
De maneira semelhante, o relatório de 1.696 páginas da CCI sobre a Flipkart indicou que as unidades indianas da Samsung, Xiaomi, Motorola, Vivo, Lenovo e Realme realizaram práticas semelhantes. A inclusão de grandes fabricantes de smartphones pode acirrar os problemas legais e de conformidade enfrentados por essas empresas.
Samsung e Xiaomi
Amazon, Flipkart e a CCI não se manifestaram sobre as conclusões dos relatórios. Ambos os relatórios indicam que, durante as investigações, Amazon e Flipkart “minimizaram deliberadamente” as alegações sobre lançamentos exclusivos, embora as autoridades tenham encontrado evidências de práticas generalizadas.
A Counterpoint Research aponta que a Samsung e a Xiaomi são dois dos maiores players no mercado de smartphones da Índia, detendo quase 36% de participação de mercado, enquanto a Vivo possui 19%. O mercado de varejo eletrônico da Índia deve superar US$ 160 bilhões até 2028, segundo a consultoria Bain.
Varejistas
Os varejistas indianos acusam repetidamente a Amazon e a Flipkart, bem como as fabricantes de smartphones, de lançamentos exclusivos online, prejudicando os lojistas que receberam os modelos mais recentes com atraso e causando perda de clientes para os sites de compras. De acordo com a Datum Intelligence, 50% das vendas de telefones foram realizadas online no ano passado, comparado a 14,5% em 2013, com a Flipkart dominando 55% das vendas online e a Amazon 35% em 2023.
(Com Agências Internacionais).
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