Conecte-se conosco

Tecnologia

Samsung em apuros: descubra por que os consumidores dos EUA estão migrando do Android para o iPhone

Publicado

em

Pesquisa feita pela Conterpoint Research, em maio deste ano, já havia revelado um movimento que tem se mostrado tendência nos Estados Unidos: a migração de usuários Android para iPhone. Esse comportamento, de acordo com o estudo, está contribuindo para aumentar a presença da Apple no mercado norte-americano.

Agora, novos dados divulgados pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) revelam os motivos por trás desse contexto. Em suma, usuários de Android estariam insatisfeitos com o desempenho dos aparelhos e, por isso, optam pelo dispositivo da concorrência.  

O índice de migração, conforme a pesquisa, é o maior registrado nos últimos cinco anos. As entrevistas foram feitas com novos usuários de iPhone, que antes utilizam celulares Android. Mais da metade deles disse ter enfrentado problemas no aparelho antigo e que, por isso, mudaram de lado.

Números

De acordo com os dados, 53% dos entrevistados e recém-chegados ao “mundo Apple” trocaram o Android porque o celular não conseguiu atender às expectativas, com problemas técnicos que afetaram a experiência geral e exigiram reparos.

Outros 26% dos entrevistados responderam que foram atraídos pelas novas funcionalidades do iPhone, como câmeras com melhor desempenho, acessórios, integração com os demais dispositivos da marca (ecossistema), como Mac, Apple Watch e AirPods, além da interface mais amigável.    

Já para 15%, o que falou mais alto foi o custo-benefício. Eles avaliaram que modelos Android com preço similar ao do iPhone não atendiam totalmente as necessidades e expectativas. E para os 6% restantes, o que contou mais foram as plataformas exclusivas da Apple, como iMessage e Facetime, que permitem a comunicação com amigos e familiares.

Android x iOS

Tanto Apple quanto Samsung, uma das principais marcas que utilizam o sistema Android, estão com novos lançamentos previstos para este ano. Apesar de os números revelarem uma certa predileção do consumidor dos EUA por iPhones, vale esperar para ver como as duas marcas vão se comportar daqui para frente.  

Será que a Apple conseguirá manter a supremacia e o avanço no mercado, com a chegada do iPhone 15? Ou será que a Samsung conseguirá conter esse cenário e reconquistar clientes antigos, com os novos aparelhos? A concorrência, com certeza, será acirrada.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS