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Economia

Santos e Itajaí ‘brigam’ pela implantação do primeiro túnel submerso do país

O primeiro conta com o governo federal e o segundo com recursos do Banco Mundial.

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Imagem mostra o projeto do túnel catarinense.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou dia 2 as obras do túnel imerso que conectará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O evento também celebrou os 132 anos do Porto de Santos.

O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimentos totalizando R$ 5,8 bilhões.

O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina, com 860 metros entre as margens e uma profundidade de 21 metros sob o fundo do canal entre os dois municípios. A obra beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e mais de 4 milhões de turistas anuais em Guarujá e no litoral norte paulista. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsas ou pela rodovia Cônego Domenico Rangoni.

Santos e Itajaí

Vale lembrar, porém, que no dia 26 de janeiro o governador catarinense Jorginho Mello (PL) se encontrou com os prefeitos da região do Foz do Itajaí-Açu (Amfri) e anunciou que o Estado será um parceiro no projeto Promobis.

O projeto engloba diversas obras de mobilidade, incluindo um bilionário túnel submerso que conectará Itajaí e Navegantes, além de um sistema de ônibus elétricos que reduzirá mais da metade do tempo necessário para circular entre Bombinhas e Balneário Piçarras.

O projeto catarinense conta com US$ 120 milhões em financiamento internacional do Banco Mundial e outros US$ 250 milhões em investimentos privados, totalizando quase R$ 2 bilhões. O papel principal do Estado será gerenciar a parceria público-privada para o túnel entre Itajaí e Navegantes, visando atrair mais investidores e proporcionar segurança jurídica ao processo.

O sistema de ônibus elétricos, que terá canaletas próprias, visa desafogar o trânsito na região, considerada uma das mais movimentadas do Estado, onde a BR-101 enfrenta um grande congestionamento. Com o ônibus elétrico, o percurso de Bombinhas a Balneário Piçarras, atualmente com duração de cinco horas e custo de R$ 23, passará a custar R$ 10 e levará apenas uma hora e meia, conforme avaliação da deputada.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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