Economia
Saque do FGTS em 2023: novidade ou rumor? Verifique agora
O saque-extraordinário das contas do FGTS socorreu muita gente no ano anterior, mas há dúvidas se o mesmo se repetirá em 2023.
Em 2022, devido aos fortes impactos causados na economia brasileira pela pandemia, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu aos trabalhadores a possibilidade de estar sacando até R$ 1 mil proveniente do FGTS.
Essa retirada ocorreria por meio de um saque-extraordinário e serviria para amenizar os efeitos negativos do coronavírus na sociedade brasileira, principalmente devido ao grande número de fechamento de empresas e perda elevada de postos de trabalho.
Porém, em 2023, esse tipo de recurso não está mais sendo disponibilizado, uma vez que a possibilidade de acessar o dinheiro foi estabelecida devido a uma MP (Medida Provisória), cuja validade ia somente até 15/07 do mesmo ano.
Como a proposta não foi votada pelo Congresso Nacional, a sua eficácia legal se perdeu e, portanto, ela não vale mais. Assim, para que houvesse outro saque-extraordinário agora, seria preciso que o governo atual criasse uma nova MP. Porém, o poder executivo já se manifestou contrário a esse tipo de ação envolvendo essa pauta.
Como funcionava o benefício?
Como já foi dito, no ano anterior, todos os que tinham o direito de realizar as retiradas de valor possuíam os montantes diretamente depositados pela Caixa nas suas contas digitais. Inclusive, essas poupanças eram destinadas especialmente para repasses oriundos de benefícios sociais e previdenciários.
Era comum que o dinheiro fosse creditado de forma automática, sem que fosse preciso realizar a solicitação do saque em especial. E caso a quantia não fosse movimentada, ela era retornada para o FGTS, sendo corrigida tendo por base os rendimentos do fundo, pertinentes ao tempo em que ficou na conta digital.
De acordo com dados do Governo Federal, em torno de 32 milhões de trabalhadores brasileiros puderam se beneficiar com essa iniciativa, e quase R$ 23 bilhões em recursos foram destinados para cobrir o programa, advindos dos cofres da Caixa Econômica Federal. Mas, infelizmente, o cenário mudou e o saque-extraordinário está cancelado, por ora.

-
Tecnologia2 dias atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Economia10 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas1 dia atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Finanças17 horas atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Empresas22 horas atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Criptomoedas2 dias atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Carreira14 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?