Economia
Saque Extraordinário do FGTS: saiba até quando ficará disponível
A iniciativa iniciou em 20 de abril de acordo com o calendário de aniversários, e agora ficará disponível até o mês de dezembro.
Diante da crise financeira e sanitária, proporcionada pela pandemia da COVID-19, o Governo Federal decidiu disponibilizar uma quantia altíssima para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), almejando facilitar o uso do saldo concedido aos cidadãos.
Assim, desde o dia 20 de abril deste ano, os trabalhadores brasileiros que possuíam saldo puderam ter acesso a até R$ 1 mil do fundo. Contudo, mesmo sendo uma ótima oferta, a Caixa Econômica Federal indicou que aproximadamente 12 milhões de brasileiros ainda não fizeram a movimentação do dinheiro, estando em torno de 8 bilhões de reais à disposição.
Inicialmente, os saldos foram depositados no aplicativo “Caixa Tem” (poupança digital da Caixa para o recebimento de auxílios), de acordo com um calendário que era orientado pelos aniversários dos cidadãos.
Quando finalizado o calendário, ficou estipulado apenas o prazo final. Portanto, caso você ainda queira aproveitar essa iniciativa, o prazo para saque é até o próximo mês, dia 15 de dezembro!
Você pode solicitar o seu dinheiro utilizando o aplicativo do FGTS, o qual pode ser instalado, tanto em Android quanto em iOS. Além disso, o valor também pode ser solicitado pelo site do FGTS: www.fgts.gov.br. O crédito ofertado estará disponível conforme o saldo das contas ativas (ou não) dos trabalhadores.
É importante salientar que o saque do saldo não é obrigatório, cabe apenas ao trabalhador decidir se irá usar ou não o dinheiro. Caso opte por não receber, é necessário apenas informar ao FGTS, por um dos meios mencionados acima.
Outra alternativa é não movimentar o dinheiro, uma vez que isso ocorre, os valores recebidos serão retornados para o FGTS após o dia 15 de dezembro, prazo final determinado para a movimentação.
Mais de 45 milhões de brasileiros possuíam saldos disponíveis nas suas contas do fundo de garantia. Deste número, aproximadamente, 33 milhões fizeram uso do valor disponibilizado. Especula-se que muitos brasileiros não o fizeram, pois gostariam que o valor retornasse ao FGTS com os devidos juros e correções monetárias.
Contudo, existe a possibilidade de muitas pessoas ainda não saberem desta liberação de valores! Se é o seu caso, procure se informar para descobrir se você possui direito ao Saque Extraordinário do FGTS.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?