Conecte-se conosco

Economia

Saque seu PIS e tenha dinheiro extra para aproveitar o final de ano

Está precisando de uma ajuda financeira neste final de ano? Talvez você tenha direito ao PIS! Confira as condições para começar a se planejar.

Publicado

em

Saque seu PIS e tenha dinheiro extra para aproveitar o final de ano

Se você é trabalhador da iniciativa privada e está precisando de um dinheirinho extra, precisa ficar atento ao abono salarial, pois este pagamento acontece todos os anos e pode te ajudar e muito a sair do aperto e a quitar as dívidas.

O abono é um benefício do Programa de Integração Social (PIS), desenvolvido pelo Governo Federal para dar apoio aos trabalhadores e empresas do setor privado. Os trabalhadores do setor público contam com o Pasep.

Dinheiro a mais com PIS na mão

Caso não tenha sacado nenhum valor este ano, ainda dá tempo de conferir se há alguma quantia disponível para garantir aquele final de ano bem farto. O valor recebido pelo cidadão depende de quantos meses ele trabalhou no ano-base. O mínimo que pode ser recebido é R$ 101, referente a um mês de trabalho, logo o máximo é R$ 1.212.

Este ano, a quantia que está sendo pago aos trabalhadores é referente a 2020, então se você trabalhou formalmente há dois anos, fique atento! Pode ser você tenha algum dinheiro para receber. Para ter direito ao saque do PIS, é preciso cumprir alguns requisitos, como estar inscrito no programa há no mínimo cinco anos.

Além disso, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2020, ter recebido no máximo dois salários mínimos mensais e estar em dia som a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para tirar a dúvida se tem ou não algum valor te esperando, a primeira coisa a se fazer é manter em mãos o número do PIS. Este número é sua identificação como trabalhador e pode ser encontrado em documentos como Carteira de Trabalho, Cartão Cidadão, Extrato do FGTS e até no Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Além disso, alguns outros canais digitais podem ser consultados para obter este número de registro, como é o caso do telefone 135. Em último caso, compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer a solicitação.

Após ter conhecimento do número do PIS, é preciso entrar em contato com o banco responsável pelo pagamento do abono para saber se tem direito aos valores. Isso pode ser feito pelo site da Caixa, pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou no telefone 0800-726-0207.

Você também pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para verificar essa informação ou ligar no 158, que é a central Alô Trabalhador.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS