Artigos
Saiba como descobrir se seu ente querido deixou um seguro de vida
Se o seu familiar deixou um seguro de vida, você precisa saber. Veja aqui como descobrir e como acioná-lo.
Quando um familiar falece, além de toda a dor que o evento causa, é preciso lidar com as questões burocráticas que ficam para resolver. Com certeza, este é um momento difícil, mas precisa ser resolvido de imediato.
Uma das possibilidades que precisa ser resolvida, é a do falecido ter deixado um seguro de vida. É preciso ter atenção a isso, pois é importante descobrir essa informação para que os contemplados tenham seus direitos.
Como saber se há um seguro de vida ou não?
A primeira coisa a fazer quando se desconfia de um seguro de vida, é procurar alguns extratos de contas bancárias para verificar se há algum débito automático que possa ser do seguro ou, até mesmo, entrar em contato com a empresa na qual ele trabalhava para saber se havia algum seguro.
Se você sabe qual é a agência bancária que o falecido frequentava, você pode tentar questionar por lá sobre o seguro. Se a pessoa tiver um corretor, fica bem mais fácil de conseguir a informação.
Caso não consiga em nenhuma destas tentativas, você pode entrar em contato com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) para perguntar se existe algum seguro do falecido por lá.
Para receber informações, ou mesmo o seguro que a pessoa havia contratado, é importante que você tenha alguns documentos em mãos. Pode ser que algumas seguradoras exijam mais do que estes documentos, mas pelo menos estes você precisa ter.
Os documentos que você precisa disponibilizar em primeiro momento são: certidão de óbito, CPF, documento de identidade e o nome completo do falecido. Se a seguradora exigir algum outro, ela lhe informará no ato.
O seguro não tem nada a ver com a herança que o falecido deixa para os familiares, nem mesmo um testamento. Ele é serviço pago ao banco, que em caso de falecimento (muitas vezes, de forma específica) do contratante concede aos segurados um valor em dinheiro.
Qualquer pessoa pode ser escolhida como segurada, sem necessidade de ser da família. O valor do seguro é decidido na hora da contratação, inclusive, varia muito do plano escolhido.
Se você tiver algum seguro de vida, deixe alguém ciente disso, para em casos de seu falecimento, a pessoa saiba o que fazer.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana