Artigos
Saiba como descobrir se seu ente querido deixou um seguro de vida
Se o seu familiar deixou um seguro de vida, você precisa saber. Veja aqui como descobrir e como acioná-lo.
Quando um familiar falece, além de toda a dor que o evento causa, é preciso lidar com as questões burocráticas que ficam para resolver. Com certeza, este é um momento difícil, mas precisa ser resolvido de imediato.
Uma das possibilidades que precisa ser resolvida, é a do falecido ter deixado um seguro de vida. É preciso ter atenção a isso, pois é importante descobrir essa informação para que os contemplados tenham seus direitos.
Como saber se há um seguro de vida ou não?
A primeira coisa a fazer quando se desconfia de um seguro de vida, é procurar alguns extratos de contas bancárias para verificar se há algum débito automático que possa ser do seguro ou, até mesmo, entrar em contato com a empresa na qual ele trabalhava para saber se havia algum seguro.
Se você sabe qual é a agência bancária que o falecido frequentava, você pode tentar questionar por lá sobre o seguro. Se a pessoa tiver um corretor, fica bem mais fácil de conseguir a informação.
Caso não consiga em nenhuma destas tentativas, você pode entrar em contato com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) para perguntar se existe algum seguro do falecido por lá.
Para receber informações, ou mesmo o seguro que a pessoa havia contratado, é importante que você tenha alguns documentos em mãos. Pode ser que algumas seguradoras exijam mais do que estes documentos, mas pelo menos estes você precisa ter.
Os documentos que você precisa disponibilizar em primeiro momento são: certidão de óbito, CPF, documento de identidade e o nome completo do falecido. Se a seguradora exigir algum outro, ela lhe informará no ato.
O seguro não tem nada a ver com a herança que o falecido deixa para os familiares, nem mesmo um testamento. Ele é serviço pago ao banco, que em caso de falecimento (muitas vezes, de forma específica) do contratante concede aos segurados um valor em dinheiro.
Qualquer pessoa pode ser escolhida como segurada, sem necessidade de ser da família. O valor do seguro é decidido na hora da contratação, inclusive, varia muito do plano escolhido.
Se você tiver algum seguro de vida, deixe alguém ciente disso, para em casos de seu falecimento, a pessoa saiba o que fazer.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia21 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp