Tecnologia
Se você não sabia, a câmera do seu celular pode ser danificada por conta disso. Confira
Um caso curioso tem rolado nas redes sociais, e isso está deixando os usuários intrigados. Saiba o que é que pode danificar a câmera do seu aparelho!
Desde o show de Alok no Rock in Rio 2022, tem rolado uma história nas redes sociais de que os lasers lançados pelo músico queimaram várias câmeras de celulares. Curioso, não? Será que isso é realmente possível? Bom, primeiramente, precisamos deixar claro que não há provas concretas de que isso realmente aconteceu. Porém, é possível que a câmera seja afetada por lasers sim. Vamos explicar a seguir como isso acontece.
Como uma câmera pode ser queimada por lasers?
Claro, nenhuma câmera de celular vai ser afetada por um raio de laser assim tão fácil, mas, de acordo com a TC Tech Systems, empresa americana responsável por instalações de aparatos de telefonia e vigilância, isso pode acontecer caso a lente do celular esteja a uma distância menor do que 5 metros do laser.
Mas, além disso, também existem outros fatores que fazem com que isso aconteça, de fato. Por exemplo, teríamos que saber qual a intensidade do laser e por quanto tempo a lente da câmera ficou exposta a ele. Isso porque, segundo especialistas, a câmera só seria danificada se ficasse direcionada ao feixe de laser por alguns segundos.
Outro fator que influencia é o calor que esses lasers podem gerar. O calor vindo do laser tem a capacidade de causar estragos às linhas de pixels, que são responsáveis por formar uma imagem. Neste caso, também devemos levar em consideração o tempo de exposição.
Por fim, são vários fatores que podem gerar os estragos da câmera de um celular expostos ao raios de um laser, então, a recomendação é que os usuários dos aparelhos tomem cuidado.
O que as empresas dizem sobre isso?
Em um artigo on-line, a Sony recomenda que os usuários evitem direcionar as lentes das câmeras a lasers ou até mesmo aos raios de um, pois isso também pode causar danos.
Já a Apple, quando questionada em seu fórum oficial sobre o assunto, disse que não há problema, desde que o laser seja de baixa intensidade, como, por exemplo, de uma caneta a laser. Mas deixa claro que, em casos de lasers com maior intensidade, o calor pode sim danificar a lente e o aparelho celular.

-
Finanças15 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política1 dia atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política1 dia atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria