Conecte-se conosco

Mundo

Secretário de Estado de Portugal faz declaração sobre brasileiros no país; veja

Contribuição significativa, diz.

Publicado

em

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, afirmou dia 10 que os brasileiros continuarão a ser sempre muito bem-vindos no país.

“A grande comunidade de brasileiros em Portugal tem contribuído significativamente para fortalecer nossas relações culturais e econômicas. Eles são, e continuarão a ser, muito bem-vindos”, disse Sampaio durante a celebração do Dia Nacional de Portugal, que também comemora os 500 anos do nascimento de Camões, realizada na embaixada portuguesa em Brasília.

Na semana passada, o governo português aprovou o Plano de Ação para as Migrações, com o objetivo de regularizar a entrada de pessoas de outros países. O plano inclui 41 medidas destinadas a “corrigir os graves problemas nas regras de entrada em Portugal”, segundo o governo.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, destacou que a demanda de brasileiros por cidadania e vistos para Portugal permanece alta. Ele anunciou que, até o final do ano, a companhia aérea portuguesa TAP vai inaugurar um voo direto entre Florianópolis e Lisboa, sendo a 12ª cidade brasileira atendida pela empresa.

Portugal

O jornal O Globo, por sua vez, informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Durante a conversa, Sousa buscou tranquilizar Lula sobre o novo plano de imigração de Portugal, que endurece as regras para a entrada de estrangeiros.

O presidente português destacou que “as novas condições não se aplicam a brasileiros nem a membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, conforme informou o Itamaraty. Brasileiros que chegarem como turistas poderão solicitar o visto da CPLP em território português.

De acordo com o Itamaraty, a conversa durou 15 minutos e abordou temas de política internacional, além de esclarecer que imigrantes lusófonos receberão tratamento preferencial. “As nações lusófonas, segundo o texto aprovado em Portugal, estão no perfil preferencial de migrantes, com vantagens de acesso e flexibilidade na regularização”, informou o Itamaraty.

O pacote completo ainda será avaliado pelo Parlamento de Portugal. No entanto, a autorização de residência CPLP já está assegurada pelo acordo de mobilidade e não depende dessa aprovação.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS