Curiosidades
Segredos das diaristas: 3 atitudes que geram conflito! Aprenda a evitá-las
Contratar uma diarista pode ser uma ótima solução para quem precisa de uma ajuda na limpeza da casa, mas não quer ter um vínculo empregatício com uma empregada doméstica.
No entanto, existem alguns erros comuns que podem comprometer a qualidade do serviço e a relação entre você e a profissional. Veja, a seguir, quais são eles e como evitá-los.
Esqueça já estas 3 práticas!
1. Deixar de passar as orientações necessárias
Muitas pessoas têm receio de passar orientações para a diarista com medo de soarem grosseiras ou exigentes demais, mas isso pode gerar confusão e insatisfação mútuo.
A diarista precisa saber o que você espera dela, quais são as suas prioridades e preferências na hora da limpeza. Por isso, é importante conversar com a profissional antes de começar o trabalho, explicar o que deve ser feito em cada cômodo, quais produtos e utensílios usar, onde guardar as coisas, entre outros.
2. Limpar a casa antes da diarista chegar
Outro erro comum é começar a limpar a casa antes da diarista chegar, achando que assim facilitará o trabalho dela ou evitar julgamentos. Mas isso é desnecessário e até prejudicial para ela.
Primeiro, porque você está pagando pela limpeza e não precisa fazer o trabalho duas vezes. Segundo, porque você pode acabar escondendo ou desorganizando coisas que a diarista precisa encontrar ou arrumar.
Você também acaba passando uma imagem de insegurança ou desconfiança para a profissional, que pode se sentir desvalorizada ou ofendida. Portanto, deixe a casa como está e confie no trabalho da diarista.
3. Conversar enquanto ela tenta trabalhar
Muitas pessoas gostam de conversar com a diarista enquanto ela tenta trabalhar, seja por educação, simpatia ou curiosidade, mas isso pode atrapalhar o rendimento e a concentração da profissional, que precisa de foco e agilidade para realizar um bom serviço.
Além disso, pode gerar desconforto ou invasão de privacidade, se você fizer perguntas pessoais ou comentários inapropriados. Por isso, é melhor deixar a diarista trabalhar em paz, sem interrupções ou distrações.
Você pode cumprimentá-la na chegada e na saída, elogiar o trabalho e agradecer pelo serviço, mas sem prolongar a conversa ou interferir na rotina dela.

-
Carreira21 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia9 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Finanças23 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças11 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?