Finanças
Segredos do Score: Descubra se colocar o CPF na nota faz diferença na pontuação
Se você costuma fazer compras no supermercado, já deve ter ouvido várias vezes a famosa pergunta: “CPF na nota?” Inclusive, muita gente acredita que essa informação pode fazer aumentar o score do Serasa, que nada mais é do que uma pontuação que indica as tendências de bom ou mau pagador do cidadão junto ao órgão.
Ainda sobre o score, ele é baseado no seu histórico de crédito, ou seja, nas suas contas pagas em dia, nos seus empréstimos, cartões e financiamentos. Assim, quanto maior for essa pontuação, mais chances a pessoa tem de conseguir crédito no mercado, apenas para citar um exemplo da utilidade dessa nota.
Por sua vez, o CPF na nota fiscal é uma ferramenta para registrar as suas compras e evitar a sonegação de impostos. Ao pedir que seu CPF seja inserido na nota, você contribui para a fiscalização do governo e para a melhoria dos serviços públicos. Além disso, existem programas de benefícios e sorteios, a depender do estado do consumidor.
CPF na nota aumenta o score?
Mas será que pedir CPF na nota fiscal pode aumentar o score? Resumidamente, a resposta é não. Conforme o Serasa, responsável pelo cálculo da pontuação, essa prática não é capaz de interferir no seu score. Isso porque ele leva em conta apenas informações relacionadas ao seu comportamento de crédito, e não ao seu consumo.
Portanto, pedir CPF na nota fiscal não é uma forma eficaz de aumentar o seu score. Mas isso não significa que você deva deixar de fazer isso. Essa informação é um direito seu e uma forma de contribuir para a sociedade. Além disso, em alguns estados você pode aproveitar benefícios e sorteios oferecidos para quem participa do programa.
Então, como aumentar o score?
Se você quiser aumentar o seu score, existem outras formas já comprovadamente eficazes para isso, como pagar as suas contas em dia, manter um bom relacionamento com os bancos e as empresas de crédito, limpar o seu nome caso esteja negativado e consultar o seu score regularmente.
Seguindo essas dicas cima, já que elas são as melhores práticas para melhorar a sua reputação financeira, você garante mais facilidade para conseguir crédito no mercado, como empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp