Conecte-se conosco

Curiosidades

Segredos do vinho: perguntas que você tinha medo de fazer

Conheça quais são as principais dúvidas quando o assunto é vinho e, principalmente, as respostas. Surpreenda seus amigos no próximo encontro.

Publicado

em

O vinho é uma das bebidas mais antigas e apreciadas da humanidade, mas também uma das mais misteriosas e complexas. Existem muitas curiosidades sobre esse líquido derivado da uva que nem todos conhecem, mas que podem tornar a experiência de degustá-lo ainda mais interessante e divertida.

Afinal, ter um amigo mais conhecedor naquela noite de queijo e vinhos pode tornar tudo mais legal, além de compartilhar algumas informações que vão ajudar na experiência de degustação. Então, por que não ser você mesmo esse amigo?

Pensando nisso, separamos algumas das principais dúvidas sobre vinho, como a temperatura correta para consumir os tipos mais comuns, a possibilidade ou não de adicionar gelo caso a bebida esteja quente e até mesmo onde você deve manter suas garrafas dessa delícia.

Vinho: as principais curiosidades

Assim como todas as bebidas, o vinho também possui a sua temperatura ideal para consumo, que, ao contrário do que muitos acham, não é necessariamente trincando de gelado. Por exemplo, opções com bolhas, como espumantes, ou vinhos brancos e roses, devem ser servidos mais gelados, indo de 6 °C até 10 °C.

A regra da temperatura é conhecer a bebida, nem que para isso você tenha apenas as informações do próprio rótulo. A maioria das garrafas indica a temperatura que você deve servir. O correto é servir a opção mais encorpada, menos gelada, enquanto as mais suaves, devem ser servidas mais frescas.

Caso a bebida ainda não tenha atingido a baixa temperatura que você busca, evite ao máximo colocar gelo no vinho, já que isso só vai diluir a sua bebida e fazer com que muitas das nuances sensoriais se percam com a adição de água. Mesmo assim, caso essa seja sua preferência, faça, já que não é nenhum crime.

Agora, se você não tem uma adega climatizada em casa, tente manter o vinho fora da geladeira antes de abri-lo, caso sua intenção seja aguardar até que mais sabores se desenvolvam.

Mas, se o seu objetivo é apenas ter uma garrafa da bebida gelada em casa por, digamos, um mês: aposte na geladeira, mas cuidado. Não deixe a garrafa na porta, já que a variação de temperatura e luz irão incomodar e muito a bebida.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS