Automobilística
Seguro para veículos sobe no país e motoristas estão indignados
Como se não bastasse o aumento no IPVA e o preço alto dos combustíveis, o seguro para veículos também aumentou. Veja qual a média.
Quem possui carro hoje em dia sabe que seu custo é bem alto. Isso porque a oscilação do preço da gasolina e o aumento recente do IPVA consomem uma boa parte dos recursos financeiros dos brasileiros por ano.
Como se não bastasse isso, recentemente foi anunciado um aumento nos seguros dos carros, que chegou a 30%. Para carros mais caros, como, por exemplo, aqueles estimados em R$ 100 mil, o valor é exorbitante.
Isso porque o serviço costuma custar 6,5% do valor do veículo, o que no exemplo mencionado acima daria um total de R$ 6,5 mil no ano. Há pouco mais de um ano, o custo da média dos seguros era de 5% do valor do veículo.
O problema é que essa porcentagem varia muito de estado para estado. Sendo assim, um levantamento foi feito e mostrou que a cidade de São Paulo é a que possui os seguros de veículos mais caros do Brasil. Em média este serviço custa 7,3% do veículo, podendo chegar a 8,5 na Zona Leste da cidade.
Quem apresenta os valores mais baixos de seguro são as cidades de Belém, no Pará, e Curitiba, no Paraná. Isso se deve a menor taxa de violência nas cidades, o que aumenta a segurança das empresas.
Mas por que houve um aumento nessa média?
De acordo com as empresas de seguro, este aumento deve-se à retomada da economia, pois durante a pandemia os valores foram segurados devido à dificuldade financeira dos brasileiros na época.
Outro motivo apresentado pelas empresas para este grande aumento foi o crescimento da criminalidade que vem sendo notado após o final da pandemia. Além disso, as empresas informaram que dependendo do perfil do motorista e das peças dos carros o valor pode crescer ainda mais.
A dica para não pagar um valor muito alto nesse tipo de serviço é pesquisar bem as opções no mercado, além dos serviços ofertados por cada empresa. Além de caber no bolso, os serviços oferecidos devem valer a pena.
O seguro do veículo deve ser levado em conta também na hora da compra do automóvel. Sempre pesquise sobre os seguros antes e faça o cálculo sobre o veículo que pretende comprar antes de assumir esse valor.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê