Curiosidades
Sem macho, sem problema: Tubarões encontram maneira única de se reproduzir
Em caso inusitado, tubarões-zebra ameaçados de extinção encontram maneira de se reproduzir sem macho. Entenda o caso!
Você já imaginou um animal se reproduzir sem precisar de um parceiro? Essa é a realidade de alguns tubarões que vivem em cativeiro ou em situações de isolamento. Um exemplo é o tubarão-zebra, uma espécie ameaçada de extinção que pode se reproduzir por meio da partenogênese.
Partenogênese
A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada que ocorre quando um óvulo se desenvolve em um embrião sem a fertilização de um espermatozoide.
Isso significa que o filhote é geneticamente idêntico à mãe, ou seja, um clone. Esse fenômeno já foi observado em outras espécies de animais, como insetos, anfíbios e peixes, mas é raro em tubarões.
Tubarões-zebra encontram maneira de se reproduzir sem macho
Imagem: Shutterstock
Casos surpreendentes de partenogênese em tubarões-zebra foram registrados e estudados por especialistas no assunto no Aquário Shedd, localizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Fêmeas que vivem no aquário com outras fêmeas e com machos deram à luz filhotes sem ter contato com nenhum macho. Os cientistas confirmaram por meio de testes genéticos que os filhotes não tinham DNA paterno.
De acordo com a diretora assistente de operações animais e habitats do aquário, Lise Watson:
“Descobrir que esses filhotes foram fruto de partenogênese foi uma grande surpresa para a equipe do Shedd, dado nosso sucesso anterior em encorajar a procriação por meio da reprodução sexual.”
Mas por que os tubarões-zebra se reproduzem dessa forma? Mesmo que não se aplique a esse caso, uma possível explicação é a falta de machos disponíveis para o acasalamento.
Os tubarões-zebra são nativos do Indo-Pacífico e estão ameaçados pela pesca predatória e pela perda de habitat. Em cativeiro, eles podem ficar isolados de outros indivíduos da mesma espécie ou de espécies compatíveis. Assim, a partenogênese pode ser uma estratégia de sobrevivência diante da escassez de parceiros.
No entanto, a reprodução assexuada também tem desvantagens. Ela reduz a diversidade genética dos tubarões-zebra e os torna mais vulneráveis a doenças, podendo até acelerar a morte do animal.
Foi o que aconteceu nesse caso. Segundo os especialistas envolvidos no estudo, os filhotes que nasceram da reprodução sem machos viveram por apenas alguns meses. No entanto, a causa do curto período de vida ainda não foi identificada.

-
Tecnologia15 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA