Curiosidades
Sem macho, sem problema: Tubarões encontram maneira única de se reproduzir
Em caso inusitado, tubarões-zebra ameaçados de extinção encontram maneira de se reproduzir sem macho. Entenda o caso!
Você já imaginou um animal se reproduzir sem precisar de um parceiro? Essa é a realidade de alguns tubarões que vivem em cativeiro ou em situações de isolamento. Um exemplo é o tubarão-zebra, uma espécie ameaçada de extinção que pode se reproduzir por meio da partenogênese.
Partenogênese
A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada que ocorre quando um óvulo se desenvolve em um embrião sem a fertilização de um espermatozoide.
Isso significa que o filhote é geneticamente idêntico à mãe, ou seja, um clone. Esse fenômeno já foi observado em outras espécies de animais, como insetos, anfíbios e peixes, mas é raro em tubarões.
Tubarões-zebra encontram maneira de se reproduzir sem macho
Casos surpreendentes de partenogênese em tubarões-zebra foram registrados e estudados por especialistas no assunto no Aquário Shedd, localizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Fêmeas que vivem no aquário com outras fêmeas e com machos deram à luz filhotes sem ter contato com nenhum macho. Os cientistas confirmaram por meio de testes genéticos que os filhotes não tinham DNA paterno.
De acordo com a diretora assistente de operações animais e habitats do aquário, Lise Watson:
“Descobrir que esses filhotes foram fruto de partenogênese foi uma grande surpresa para a equipe do Shedd, dado nosso sucesso anterior em encorajar a procriação por meio da reprodução sexual.”
Mas por que os tubarões-zebra se reproduzem dessa forma? Mesmo que não se aplique a esse caso, uma possível explicação é a falta de machos disponíveis para o acasalamento.
Os tubarões-zebra são nativos do Indo-Pacífico e estão ameaçados pela pesca predatória e pela perda de habitat. Em cativeiro, eles podem ficar isolados de outros indivíduos da mesma espécie ou de espécies compatíveis. Assim, a partenogênese pode ser uma estratégia de sobrevivência diante da escassez de parceiros.
No entanto, a reprodução assexuada também tem desvantagens. Ela reduz a diversidade genética dos tubarões-zebra e os torna mais vulneráveis a doenças, podendo até acelerar a morte do animal.
Foi o que aconteceu nesse caso. Segundo os especialistas envolvidos no estudo, os filhotes que nasceram da reprodução sem machos viveram por apenas alguns meses. No entanto, a causa do curto período de vida ainda não foi identificada.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul
-
MEI2 dias atrás
Qual o faturamento médio de um MEI no Brasil?