Conecte-se conosco

Tecnologia

Sem wi-fi? Entenda como o Pix vai funcionar sem internet

Pagamentos instantâneos poderão ser feitos sem acesso à conta e até por terceiros, diz BC

Publicado

em

Pix Cobrança já está disponível aos usuários do serviço desenvolvido pelo BC

Ficar sem internet é uma realidade de boa parte dos brasileiros. Uma novidade anunciada pelo Banco Central (BC) neste mês e vai ajudar os usuários na hora das compras ou de contratar serviços com o QR Pagador. Ele vai permitir a realização de transferências sem a necessidade de estar conectado à conta de forma online.

Leia também: Serasa lança ferramenta para evitar fraudes financeiras

Na prática, como vai funcionar? É simples, basta usar o Pix quando você não tiver internet, enviando um QR Code para outra pessoa fazer um pagamento e até gerar um QR Code impresso para pagamentos sem o celular – por você ou por terceiros.

Quando estará disponível para o público em geral?

A expectativa é que o QR Pagador esteja disponível para o público brasileiro em novembro de 2021. Os objetivos dessa nova função, segundo o Banco Central, é o de ampliar as possibilidades de uso do Pix; viabilizar novos modelos de negócio e fomentar a inovação; e ainda permitir a realização de pagamentos sem acesso à internet.

Atualmente, o QR Pagador está na fase de consulta ao mercado, quando as instituições financeiras participantes do Pix podem opinar sobre a função. A previsão do Banco Central é que ele seja lançado em novembro de 2021.

O que é QR Pagador do Pix?

O QR Pagador é uma função que vai permitir usar o Pix sem a necessidade da pessoa estar conectada à conta através da internet. Ou seja, mesmo que o celular esteja sem sinal ou sem dados, por exemplo, ainda assim será possível pagar ou transferir com Pix.

Além disso, o QR Pagador também vai permitir que terceiros realizem pagamentos por Pix, usando um app ou o código impresso, sem ter acesso à conta de quem está pagando. Isso deve permitir funções como, por exemplo, pais e mães fazerem pagamentos à distância para seus filhos.
Isso vai ser possível porque o QR Pagador inverte o processo de pagamento.

Hoje, o recebedor (uma loja, por exemplo) apresenta um QR Code e o pagador (cliente) faz o pagamento por Pix. Com essa função, será possível o cliente mostrar o QR Code e a loja ler o código para que o pagamento seja efetuado.

Como o QR Pagador vai funcionar?

O QR Pagador vai funcionar em duas modalidades: a básica, obrigatória para todas as instituições participantes do Pix e com funções mais limitadas; e a avançada, que pode ou não ser adotada pelas instituições e oferece mais opções de uso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS