Conecte-se conosco

Agronegócio

Semeadura de soja no Brasil passa dos 60%

Já nos Estados Unidos, colheita deve ganhar tempo esta semana

Publicado

em

O plantio de soja no Brasil segue em ritmo acelerado. Em Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa, 87% dos trabalhos já foram concluídos. No Paraná, segundo maior produtor, foram mais de 70%. Até mesmo o Rio Grande do Sul, que teve seu plantio tardio devido às diversidades do clima, já conta com mais de 10% de área semeada.

Os dados mostram que o país voltou ao seu ritmo normal de plantio, ainda mais se comparado com o último ciclo, quando a seca comprometeu as plantações, que atrasaram.

Segundo o consultor Vlamir Brandalizze, algumas chuvas e granizos foram registradas, mas nada tão grave a ponto de dificultar o plantio da safra deste ano. Pelo contrário, o momento, inclusive, se mostra favorável para os produtores. “A umidade do solo está boa e as chuvas mostram que esta semana não interromperá os trabalhos”, afirma.

Especialistas acreditam que a área total de semeadura do Brasil será de 41 milhões de hectares.

Já nos Estados Unidos, a realidade é outra. A queda nas temperaturas e o risco de nevascas estão atrasando o ritmo de colheita da oleaginosa. Na semana passada, as chuvas atrapalharam os produtores americanos, que avançaram 6% na atividade, atingindo 79% de área. Se não fosse pelas adversidades climáticas, a média para o período de safra estaria entre 81% e 83%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS