Conecte-se conosco

Agronegócio

Sempre ao alcance: Como cultivar tomate-cereja no conforto de casa!

O tomate-cereja, ou tomatinho, é extremamente versátil. Aprenda como ter a fruta sempre disponível plantando em casa.

Publicado

em

Se você gosta da culinária italiana ou de uma boa saladinha, é muito provável que aprecie o tomate, extremamente versátil e saboroso. Inclusive, existe uma opção com tamanho reduzido, mas igualmente nutritivo e saboroso, podendo ser cultivado em casa com muita facilidade: o tomate-cereja, o famoso tomatinho.

Essa é uma ótima opção de plantas para se ter dentro de casa ou até mesmo em apartamentos, já que é possível cultivá-lo em basicamente qualquer cantinho, deixando o ambiente mais cheio de vida e te proporcionando um fruto delicioso.

Como plantar tomate-cereja

Inicialmente, você vai precisar de sementes ou mudas de tomate cereja. Se não sabe como fazer mudas, não precisa se preocupar, nós já ensinamos esse procedimento aqui.

Se optar por sementes, coloque de duas a três em uma profundidade de cerca de 1,5 cm e cobrindo com terra. Mantenha sempre o solo úmido e em 10 dias elas devem brotar.

O vaso utilizado deve ser com furinhos ou com sistema próprio de drenagem. Além disso, a planta precisa de terra vegetal rica em matéria orgânica e minerais. Quando seu pé de tomate apresentar três pares de folhas, pode seguir para a próxima etapa.

Escolha as melhores mudas e transplante para o local definitivo. Caso já estejam no local desejado, verifique se não existem duas mudas que brotaram no mesmo local, e, se for o caso, remova uma delas. Use arames ou estacas para a planta se enrolar e se desenvolver da melhor maneira.

O tomatinho gosta mais de sol e calor, então uma boa estação para dar início ao plantio é a primavera. Já em países com climas mais tropicais, com invernos menos frios, é possível cultivar a planta durante o ano todo, sem preocupações.

Em relação à incidência de luz, o tomate-cereja gosta de bastante sol, por isso recomenda-se que ela receba, no mínimo, 8 horas de luz solar diariamente para o desenvolvimento pleno, sendo possível também optar pelo uso de iluminação artificial.

Na hora de regar, evite molhar a planta, aguando apenas o solo. Aqui, não existe segredo, basta evitar que a terra fique seca ou encharcada, mantendo-a sempre úmida.

Quando os frutos estiverem bem vermelhos e se soltando facilmente do ramo, é hora de colher, sendo preferível fazê-lo sem ferramentas, utilizando apenas as mãos para recolher as frutas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS