Tecnologia
Senhas em perigo: IA já consegue desvendar
Avanço dos modelos e sistemas de IA gera um grande desafio no que diz respeito à segurança e à preservação de dados pessoais.
As senhas sempre foram vistas como uma das principais soluções de segurança para proteger dados, contas e dispositivos. O avanço da Inteligência Artificial, no entanto, pode colocar em xeque essa alternativa.
Um estudo feito pela Home Security Heroes chegou a um resultado um pouco alarmante. Isso, porque os sistemas de IA, conforme os dados coletados, tem facilidade para desvendar senhas.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, cerca de 51% das escolhas e combinações mais comuns de senhas já podem ser decifradas pela inteligência artificial em menos de um minuto.
Tentativa de solução
Para tentar reverter essa possibilidade, muitos sites já permitem a habilitação de um segundo fator de autenticação ou segundo passo para dificultar o acesso de uma pessoa estranha, mesmo que ela já tenha descoberto a sua senha.
Essa é uma realidade que já gera sérias consequências há algum tempo, e pode ficar ainda pior. Os cibercriminosos, por exemplo, já usam técnicas de engenharia social para desvendar senhas e invadir contas diversas.
Por meio de métodos de engenharia, eles conseguem convencer as vítimas a revelar dados sensíveis. Não á toa, as empresas começaram a implementar novas maneiras de verificação do usuário, como a localização geográfica, que é um tipo de informação mais difícil de ser replicada pelos golpistas.
Vale lembrar, no entanto, que mesmo com tantos métodos, seja reconhecimento facial, impressão digital ou uso de voz para desbloquear dispositivos, as tradicionais senhas continuam sendo solicitadas.
Proteção para empresas
A nível empresarial, a adoção de táticas de verificação de identidade, como biometria facial e single sign-on, é algo que gera desafios para o funcionamento diário, em razão da falta de treinamento e entendimento das diferentes ferramentas.
Por outro lado, a implantação de estratégias de cibersegurança, voltadas para a identidade digital, pode garantir, sim, mais tranquilidade. E isso vale tanto para acessos presenciais e online quanto para o armazenamento de dados.
Essas soluções conseguem prevenir, por exemplo, ataques de phishing e roubo de identidade por meio de um sistema de múltiplos fatores de autenticação, biometria e gestão de credenciais para usuários.
O que desafia o setor, talvez, seja o fato de que a inteligência artificial e suas habilidades estejam em pleno desenvolvimento e ainda não existe uma noção real de até onde elas serão capazes de ir. O futuro dirá.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF10 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?