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Automobilística

Será Que Carros Elétricos Vão Conseguir Evitar o Aumento de Preços com o Novo Imposto?

Novos encargos devem retornar de maneira gradativa para não impactar o consumidor de forma nociva

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A partir de agora, os carros elétricos serão obrigados a pagar um novo tributo de importação a partir do mês de janeiro do próximo ano (2024). Tal determinação foi implantada de maneira escalonada, a partir da última semana, e esse imposto chegará ao percentual de 35% em 2026.

Porém, em um primeiro momento, os preços desses automóveis não devem inflacionar graças às cotas estabelecidas, que possibilitam uma certa margem de importação sem custos adicionais. Apesar disso, muitos ainda se preocupam com as consequências futuras das mudanças.

“Apenas como referência de cálculo, existem US$ 283 milhões aprovisionados para veículos elétricos a bateria até junho de 2024. Se o cálculo for feito pelo CIF (custo no porto de origem + seguro + frete), poderíamos ter 10 mil veículos de CIF igual a 28 mil dólares – para seis meses”, detalha o especialista.

Entendendo as cotas

Ao observar a cota total provisionada para 2024 e dividi-la pelo número de unidades presentes no primeiro semestre de 2023, a cota unitária do veículo seria de 76 mil dólares. Essa equação resulta em um valor acima do que é apresentado por Pagliarini.

“O volume total do ano de 2023 para veículos elétricos a bateria deverá ficar próximo de 13 mil unidades. Em outras palavras, o imposto tem um primeiro degrau bem forte, mas tem também uma “cota generosa”, robusta. Resta saber agora como será distribuída”, complementa o especialista.

Assim, essa margem possibilita que, mesmo em 2024, não sejam realizadas grandes alterações de valor significativas para o consumidor final, em função das cotas. Esse é o prazo estabelecido para que empresas como a GWM e a BYD iniciem a fabricação de seus produtos em solo brasileiro.

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) reuniu-se no último dia 10 de novembro (sexta-feira) e debateu sobre a volta do imposto de importação para carros elétricos. Assim, essa resolução define uma retomada gradual e prevê a criação de cotas iniciais com isenções até 2026.

A partir do mês de janeiro de 2024, os automóveis híbridos, híbridos plug-in e eletrificados importados terão sua tributação reestabelecida aos poucos. Assim, quem deseja adquirir um desses produtos ainda pode fazê-lo sem ter que desembolsar valores adicionais.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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