Conecte-se conosco

Finanças

Será que chegou mais cedo? Atualizações no pagamento do PIS/Pasep ano-base 2022

Muitos ainda não sabem quando os repasses do PIS/Pasep com ano-base 2022 serão pagos, já que, em tese, isso deveria ter acontecido em 2023. Confira aqui e saiba tudo sobre o assunto.

Publicado

em

PIS/PASEP

O PIS e o Pasep são programas de contribuição social que visam financiar benefícios a trabalhadores dos setores privado e público, respectivamente. As siglas significam Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

As empresas e os órgãos públicos depositam uma parte da folha de pagamento em um fundo chamado PIS/Pasep, administrado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Esse fundo é usado para pagar o abono salarial, o seguro-desemprego e outros programas sociais, além de financiar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Desse modo, os trabalhadores com direito ao PIS/Pasep podem sacar um valor anual equivalente a um salário mínimo, se cumprirem alguns requisitos, como ter cinco anos de carteira assinada, receber até dois salários mínimos e ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.

O saque pode ser realizado na Caixa Econômica Federal, para quem é do PIS, ou no Banco do Brasil, para quem é do Pasep, seguindo um calendário divulgado pelo governo.

PIS/Pasep ano-base 2022: quando serão realizados os pagamentos?

Até hoje, muitas pessoas se perguntam quando os pagamentos do PIS/Pasep com ano de referência em 2022 serão feitos, já que ainda se encontram atrasados. No entanto, existe uma explicação bem plausível para isso, por mais que poucos conheçam.

O que acontece é que, em virtude da desastrosa pandemia de covid-19, os pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2020, foram adiados em 2021, já que o governo federal precisou utilizar os recursos para ampliar o combate ao vírus.

Com esse cenário, o calendário do abono salarial teve que passar por reajustes. Então, o ano-base 2020 foi pago apenas no ano passado, em 2022, e assim sucessivamente. Desse modo, o PIS/Pasep com ano-base 2022 deverá ser pago apenas em 2024, já que em 2023 foram feitos os pagamentos referentes a 2021.

Mesmo assim, é importante esclarecer que a situação poderia mudar, dependendo de posicionamento do governo federal. Caso seja pago ainda em 2023, o calendário do PIS/Pasep voltaria ao normal, mas não há nenhum sinal de que seja esse o cenário.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS