Imposto de Renda - IRPF
Será que você está no 3º Lote da Restituição do IR 2023? Confira aqui
Você está ansioso para receber a restituição do Imposto de Renda 2023? Se você declarou o IR neste ano e tem direito a receber algum valor de volta, fique atento ao calendário de lotes da Receita Federal. O terceiro lote será pago no dia 31 de julho, e você pode consultar se está nele de forma simples e rápida.
Assim, seguindo o critério adotado para os últimos lotes, a consulta fica disponível com uma semana de antecedência, de modo que, a partir do dia 24 de julho, já será possível conferir se você receberá ou não os repasses feitos nessa terceira leva. Basta acessar o site e conferir.
Como você já deve saber, neste ano tivemos algumas mudanças para a ordem de restituição, que seguiu uma lista prioritária estabelecida pela Receita Federal. Os pagamentos do terceiro lote são os primeiros que serão repassados aos contribuintes não prioritários.
Mesmo assim, existem alguns detalhes que colocarão alguns contribuintes na frente de outros para o recebimento das devoluções. A ordem de pagamentos será a seguinte:
- Contribuintes com prioridade legal que finalizaram a declaração após 10 de junho ou que caíram na malha fina, mas resolveram as pendências;
- Cidadãos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição via Pix;
- Contribuintes sem qualquer prioridade. Nesses casos, quanto antes a declaração foi finalizada, mais cedo receberá a devolução, desde que não existam pendências.
Então, analisando o cenário acima, se você não se enquadra em nenhum desses grupos e entregou sua declaração um pouco tarde, o mais provável é que receba sua restituição nos últimos lotes.
Se você não estiver no terceiro lote da restituição do IR, não se desespere. Isso não significa que você caiu na malha fina ou que terá algum problema com a Receita Federal. Pode ser apenas uma questão de tempo para que sua declaração seja processada e liberada para pagamento.
Mesmo assim, é fundamental ficar atento ao status da sua declaração e verificar se há alguma pendência ou inconsistência nos dados informados. Se houver, você pode fazer uma retificação e corrigir os erros.

-
Investimentos15 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Economia22 horas atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas1 dia atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia24 horas atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa uma franquia da Chilli Beans? Variedade de modelos atrai empreendedores
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio19 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas