Automobilística
Será que você sabe mesmo como calibrar os pneus do seu veículo?
Muitos motoristas não sabem como calibrar o pneu corretamente, no entanto, isso é necessário para a segurança do carro.
Calibrar os pneus é um ato necessário para que o carro gaste menos gasolina e também para uma melhor duração dos pneus. Ficar com esse equipamento murcho, a longo prazo, pode causar um grande prejuízo.
Tudo bem, é necessário calibrar os pneus, mas como fazer isso da forma correta? Quando devo calibrar e qual pressão deve ser utilizada? Essas são apenas algumas das dúvidas dos motoristas.
Segundo especialistas, é necessário que os pneus sejam calibrados todas as semanas. Isso mesmo! Deve ser um dever semanal ir a um posto de gasolina e calibrar os pneus. E não se esqueça do estepe! Esse também deve estar sempre calibrado, para estar ok, caso haja necessidade de usá-lo.
Se seu veículo está com os pneus mal calibrados, tome cuidado. Isso pode tornar seu carro menos estável, o que pode causar acidentes e derrapagem.
A calibragem do pneu do seu carro depende de muito mais do que apenas o tamanho do aro. É necessário se atentar à marca, à espessura, ao modelo, entre outras coisas.
Dessa forma, pneus com diferentes marcas ou feitos de diferentes materiais precisam de uma pressão específica para estar devidamente calibrados.
Verifique o manual do proprietário a fim de saber qual a calibragem ideal para os pneus do seu veículo. Caso não o tenha mais, é possível encontrar as especificações na internet. O mesmo vale quanto à marca e ao modelo também.
É importante lembrar que o estepe deve sempre estar com a calibragem em dia e que ele deve estar com 5 psi a mais do que os outros pneus.
Caso seja possível, adicione a sua rotina semanal uma ida pela manhã ao posto de gasolina para calibrar os pneus. Isso porque o calor e o ar quente podem vir a prejudicar a calibragem, dessa forma, opte por dias mais frescos ou pelos primeiros horários da manhã.
Calibrar os pneus ajuda a economizar, visto que esse equipamento, quando bem utilizado, pode vir a ter sua vida útil estendida. Além de, é claro, garantir a sua segurança e a das pessoas ao seu redor, já que ajuda a evitar acidentes de trânsito.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos7 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos16 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver