Economia
Serasa lança ferramenta que alerta se a pessoa está em busca de crédito
Funcionalidade permitirá que a pessoa deixe mais acessível a consulta dos dados relacionados ao seu score; veja como acessar.
A partir desta segunda-feira, 9, a Serasa lança uma ferramenta que possibilita o consumidor sinalizar no mercado se ele está ou não em busca de crédito. A nova funcionalidade, chamada de Lock&Unlock, permitirá que a pessoa deixe mais acessível a consulta dos dados relacionados ao seu score.
Leia mais: Caixa Tem planeja novos serviços via aplicativo; descubra quais são
No geral, o score de crédito é a pontuação que representa os hábitos de pagamento e relacionamento de uma pessoa com o mercado de crédito. Sendo assim, quanto maior a pontuação, maior a chance de ser aprovado em linhas de crédito e conseguir mais vantagens.
Benefícios da nova função
De acordo com o gerente da Serasa, Matheus Moura, a principal vantagem de deixar ou não o score disponível para consulta está na segurança do consumidor. Isso porque quem optar pelo bloqueio do score receberá um alerta caso ocorra uma consulta.
“A ferramenta ajudará no combate à fraude. Muitas vezes, a pessoa só descobre que foi vítima de um golpe e que usaram os dados dela depois. Se o consumidor sinaliza ao mercado que ele não está em busca de crédito, dificilmente um empréstimo ou uma compra será finalizada no nome dele”, disse o gerente.
Além disso, Moura afirma que a ferramenta auxilia na prevenção de fraudes. Em um dos casos recentes citados pelo executivo, uma pessoa soube que uma loja de automóveis estava olhando os dados dela. No entanto, a consumidora não estava em busca de um carro naquele momento.
“Na mesma hora, ela ligou na loja e questionou o motivo da busca pelos dados dela. O vendedor explicou que estava com uma pessoa na frente dele com todos os documentos da cliente e, após a ligação, ele entendeu que se tratava de um golpista e chamou a polícia”, exemplificou.
Quem pode utilizar a ferramenta?
A ferramenta está disponível para quem é usuário da Serasa Premium, que nada mais é do que o serviço de assinatura da empresa. Ele permite que o assinante monitore seus dados de forma mais precisa, no recebimento de alertas envolvendo movimentações no CPF, incluindo consultas ao nome, negativações, mudanças no score e mais.

-
Finanças18 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo10 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio22 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento