Agronegócio
Setor agropecuário registra queda de 1,7% para 1,2%, segundo Ipea
Redução teria sido motivada por estimativas de produtividade e produção no milho e um cenário menos favorável para a produção de leite
Nesta quinta-feira, 23, o valor adicionado do setor agropecuário foi revisado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde em 2021, o valor teve uma queda de 1,7% para 1,2%.
De acordo com o levantamento do IBGE, devido à revisão para a estimativa de produção do milho, onde houve uma queda de 15,5%, em 2021, o valor adicionado da produção vegetal também apresentou uma baixa, de 1,7% para 1,2%.
Sustentado pelas significativas altas nas produções de soja, com 10,1%, arroz com 4,3% e trigo com 32,9%, os resultados deverão ser positivos apesar das revisões na produção vegetal.
De acordo com os pesquisadores do Grupo de Conjuntura do Ipea, os motivos considerados para os ajustes feitos foram as reduções nas estimativas de produtividade e produção no milho e um cenário menos favorável para a produção de leite, que foi o principal responsável pela estimativa de crescimento mais baixo para a produção animal.
Além disso, a produção animal também foi revista para este ano, com alta de 1,8% para 1,2%. Os dois produtos com maior participação no valor adicionado tiveram queda, bovinos com –0,9% e o leite com –0,4%. Já a produção de aves teve um crescimento de 6,8%, os suínos 8,7% e os ovos com 1,4%.
O pesquisador associado do Ipea e um dos autores da nota, Pedro Garcia, recordou em nota que “o aumento do custo de produção é um fator que tem contribuído para desincentivo à produção de leite”.
Em relação a carne bovina, o cenário ficou um pouco mais desfavorável, com os impactos negativos da pandemia sobre o mercado de trabalho e a alta no preço da proteína.
Entretanto, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, segue realizando levantamentos sobre as estimativas para 2022, que foi ligeiramente revisada, com o valor adicionado do setor agrícola subindo de 3,3% para 3,4%, a produção animal crescendo 2,2% e 3,9% da produção vegetal.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia20 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?