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Economia

Setores gastronômicos tem colocado em prática ações de sustentabilidade

Empresas como Nestlé, iFood e outras já têm tomado medidas que ajudam na sustentabilidade. Confira!

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Atualmente, em diversos setores, a sustentabilidade se encontra muito presente e positiva quanto aos resultados. Pesquisas mostram que 67% de boa parte dos consumidores buscam por atitudes efetivas ao meio ambiente no seu cotidiano. Porém, há uma outra porcentagem de consumidores (78%) que acredita que as condições climáticas irão afetar bastante o consumo, caso ocorram transformações.

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A gastronomia se tornou um dos grandes setores a favor da sustentabilidade, como por exemplo, no descarte de alimentos a serem reaproveitados para outros. Vale ressaltar que a ONU calculou cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados por ano no mundo todo.

Em 2020, foi validada a lei que permite que restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos voltados à gastronomia doem excessos relacionados à sua própria produção. Assim, reforçando a importância em não desperdiçar alimentos e frisar que a fome ainda bate à porta de grande parte da população.

Outro fator importante a ser ressaltado é o crescimento de delivery por todo o mundo, que devido à chegada da Covid-19 passou a ser muito mais solicitado. Com isso, a rede iFood, a maior do segmento, promoveu uma campanha contra a utilização das embalagens plásticas prejudicais ao meio ambiente. Além disso, também fazem o uso de bicicletas elétricas, motos e drones nas entregas, pensando em diminuir a poluição existente na atmosfera.

Quando ao descarte, é importante destacar o uso de cápsulas de café, utilizadas em máquinas das próprias empresas industriais. Dessa forma, um dos grandes influenciadores dessa ação é o próprio consumidor, a partir do momento em que o aparelho e as próprias cápsulas chegam em sua casa.

A partir disso, a sustentabilidade pode partir de si próprio no ato de reciclar a cápsula, levando a um depósito disponibilizado pela empresa. As indústrias cafeeiras que utilizam esse método são: Dolce Gusto, Nestlé, Nespresso, Starbucks, entre outras.

Outro meio de usar a sustentabilidade a seu favor é na produção em restaurantes, preservando o alimento desde a produção até a chegada no prato. Atualmente, o crescimento de restaurantes voltados ao ramo alimentício vegano (sem origem animal) é muito visível. Os especialistas argumentam que a não utilização da carne como fonte de proteína é bastante impactante no meio ambiente.

O uso de alimentos orgânicos também está sendo adotado por muitas pessoas, e em alguns casos, eles são produzidos no próprio local de trabalho, como restaurantes, ou mesmo em casa. Dessa forma, a medida evita a utilização de transportes que disseminam gases na atmosfera e faz o bem para a natureza.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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