Economia
Setores gastronômicos tem colocado em prática ações de sustentabilidade
Empresas como Nestlé, iFood e outras já têm tomado medidas que ajudam na sustentabilidade. Confira!
Atualmente, em diversos setores, a sustentabilidade se encontra muito presente e positiva quanto aos resultados. Pesquisas mostram que 67% de boa parte dos consumidores buscam por atitudes efetivas ao meio ambiente no seu cotidiano. Porém, há uma outra porcentagem de consumidores (78%) que acredita que as condições climáticas irão afetar bastante o consumo, caso ocorram transformações.
Leia também: Santander compra 80% da WayCarbon, empresa de consultoria sustentável
A gastronomia se tornou um dos grandes setores a favor da sustentabilidade, como por exemplo, no descarte de alimentos a serem reaproveitados para outros. Vale ressaltar que a ONU calculou cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados por ano no mundo todo.
Em 2020, foi validada a lei que permite que restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos voltados à gastronomia doem excessos relacionados à sua própria produção. Assim, reforçando a importância em não desperdiçar alimentos e frisar que a fome ainda bate à porta de grande parte da população.
Outro fator importante a ser ressaltado é o crescimento de delivery por todo o mundo, que devido à chegada da Covid-19 passou a ser muito mais solicitado. Com isso, a rede iFood, a maior do segmento, promoveu uma campanha contra a utilização das embalagens plásticas prejudicais ao meio ambiente. Além disso, também fazem o uso de bicicletas elétricas, motos e drones nas entregas, pensando em diminuir a poluição existente na atmosfera.
Quando ao descarte, é importante destacar o uso de cápsulas de café, utilizadas em máquinas das próprias empresas industriais. Dessa forma, um dos grandes influenciadores dessa ação é o próprio consumidor, a partir do momento em que o aparelho e as próprias cápsulas chegam em sua casa.
A partir disso, a sustentabilidade pode partir de si próprio no ato de reciclar a cápsula, levando a um depósito disponibilizado pela empresa. As indústrias cafeeiras que utilizam esse método são: Dolce Gusto, Nestlé, Nespresso, Starbucks, entre outras.
Outro meio de usar a sustentabilidade a seu favor é na produção em restaurantes, preservando o alimento desde a produção até a chegada no prato. Atualmente, o crescimento de restaurantes voltados ao ramo alimentício vegano (sem origem animal) é muito visível. Os especialistas argumentam que a não utilização da carne como fonte de proteína é bastante impactante no meio ambiente.
O uso de alimentos orgânicos também está sendo adotado por muitas pessoas, e em alguns casos, eles são produzidos no próprio local de trabalho, como restaurantes, ou mesmo em casa. Dessa forma, a medida evita a utilização de transportes que disseminam gases na atmosfera e faz o bem para a natureza.

-
Finanças1 dia atrás
Posso perder meu imóvel se não pagar o IPTU? Veja o que acontece
-
Tecnologia1 dia atrás
4 comandos úteis da Alexa para facilitar sua rotina
-
Bancos13 horas atrás
Banco fecha 60 agências físicas: crise ou transformação no setor bancário?
-
Economia2 dias atrás
Qual seria o preço do primeiro iPhone hoje? Calculamos para você
-
Empresas1 dia atrás
Infracommerce conclui reestruturação
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual cidade mais gera emprego no Brasil? Veja também as áreas de maior demanda
-
Empresas1 dia atrás
Marfrig e BRF formalizam pedido de aprovação da fusão ao Cade
-
Finanças1 dia atrás
Alguém ainda usa cheques? Saiba que fim levou essa forma de pagamento