Conecte-se conosco

Artigos

Seu celular foi hackeado? Esses códigos podem dizer a você

Veja como descobrir se seu aparelho está sendo observado por invasores e mantenha-se seguro.

Atualmente, basicamente todo mundo usa o celular para as mais diversas atividades do cotidiano, como acessar redes sociais, fazer compras on-line, enviar fotos, trocar mensagens e muito mais. Mas você sabia que essas ações podem deixar rastros que facilitam a invasão de pessoas mal-intencionadas, os famosos hackers?

Pois é, os criminosos virtuais estão sempre em busca de brechas para invadir os dispositivos Android e causar diversos problemas. As técnicas utilizadas são variadas, como phishing, spyware, ransomware ou até mesmo a simples exploração das vulnerabilidades do sistema operacional.

Inclusive, o Fantástico, da Rede Globo, fez uma reportagem sobre o tema, informando que a população brasileira é a que mais sofre com os golpes de roubo de dados. Atualmente, já são mais de um milhão de vítimas no país.

Normalmente, usuários incautos são levados ao erro por meio de anúncios ou de aplicativos que trazem consigo códigos maliciosos, através dos quais acontece o roubo de dados.

Como descobrir se seu celular foi hackeado

O portal Informe Brasil, visando tirar dúvidas dos usuários de aparelhos com sistema operacional Android, compartilhou alguns códigos que podem ser usados para verificar inconsistências e possíveis indícios de invasão por parte de hackers. Os códigos para descobrir se o seu celular foi hackeado são:

  • *#62#: descobre as chamadas redirecionadas, ou seja, que não foram recebidas diretamente pelo seu aparelho.
  • ##002#: desativa o encaminhamento de chamadas.
  • *#06#: consulta o IMEI do seu aparelho. Confira os dígitos com os que vieram na caixa do aparelho.
  • *#21#: exibe o status de encaminhamento de chamadas, se está ou não ativo.

Dicas para se manter seguro

A primeira dica é manter o seu smartphone sempre atualizado com a última versão do sistema operacional e dos aplicativos que você usa. As atualizações trazem correções de falhas de segurança que podem ser exploradas pelos hackers, além de melhorias de desempenho e funcionalidades.

A segunda dica é usar um antivírus confiável no seu smartphone. Esse programa pode detectar e remover vírus, malwares, spywares e outras ameaças que tentam infectar o seu aparelho ou acessar seus dados. Existem várias opções de antivírus gratuitos e pagos para Android.

Por fim, uma das melhores maneiras de ficar seguro é evitar baixar aplicativos de fontes desconhecidas ou duvidosas, já que eles são a principal porta de entrada dos hackers nos smartphones.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS