Economia
Seu CPF na nota pode valer dinheiro: entenda como funciona
Consumidores que incluem essa informação em suas notas podem acessar diversos benefícios.
Muitas pessoas optam por não incluir o CPF na nota ao pagar por suas compras, o que é um erro. Quem opta por adicionar esse número às suas faturas pode obter muitas vantagens, como redução fiscal, resgate de pontos e até mesmo a possibilidade de receber parte do dinheiro de volta.
Lembrando que essa é uma estratégia idealizada pelos governos estaduais para ter um maior controle sobre a tributação fiscal dos comércios e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, esse método também é uma forma de tentar combater a sonegação tributária.
Assim, como estamos falando de uma iniciativa de cunho estadual, cada unidade da federação conta com suas próprias regras e benefícios, que podem variar consideravelmente. Portanto, o cidadão deve permanecer atento para descobrir quais vantagens pode obter simplesmente adicionando o CPF na nota.
Quais benefícios é possível conseguir?
Como foi salientado antes, cada estado possui sua própria tabela de vantagens e alíquotas. Assim, em alguns deles, é possível receber um desconto de até 10% no valor do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano seguinte.
Para definir quem será contemplado, são realizados sorteios mensais das notas fiscais dos compradores, possibilitando que os cidadãos concorram a premiações que podem variar de R$ 5 mil até R$ 1 milhão no total.
Resumindo, quanto mais a pessoa inserir o CPF na nota, maiores são suas chances de ganhar. Algumas localidades concedem créditos acumulados cujo resgate pode ser feito semestralmente. Esses créditos são convertíveis em recargas para celular, descontos em ingressos de teatro, shows, entre outros. Confira os estados participantes:
- Rio Grande do Sul, pioneiro em 2012;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
Além de contribuir para a coleta de dados governamentais, o brasileiro também ganha a possibilidade de obter vantagens para si mesmo. Assim, da próxima vez que o caixa do mercado ou da farmácia perguntar se você deseja o CPF na nota, é prudente repensar sua resposta.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho12 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial