Tecnologia
Seu GPS pode estar ajudando seu celular a superaquecer; Entenda o motivo
Muitos motivos podem levar o celular a superaquecer, e isso pode causar danos sérios ao aparelho. Veja como evitar que isso aconteça.
Você já deve ter passado pela situação em que seu celular esquentou demais e até mesmo desligou automaticamente para poder resfriar. Saiba que isso é muito perigoso para o aparelho e pode gerar danos irreversíveis.
No verão, então, isso pode acontecer com mais frequência, pois a alta temperatura externa ajuda o aparelho a superaquecer. Isso pode danificar os componentes do aparelho, principalmente a bateria, e pode até causar alguns acidentes, como queimaduras, se o aparelho estiver em contato com sua pele.
Existem diversos motivos pelos quais isso pode acontecer, como exposição ao sol; estar disposto em ambientes quentes, como bolsos, interior do carro fechado, entre outros; e estar operando com funções pesadas ativadas.
Para este último, podemos utilizar como exemplo aplicativos ou ferramentas que precisam muito do desempenho do aparelho para funcionar, e, dependendo de sua memória e processador, ele pode demandar de uma força maior para rodá-los.
O GPS é um exemplo muito comum disso, e muitas pessoas não reparam que este pode ser o problema que está levando o aparelho a um superaquecimento. Quem trabalha utilizando essa ferramenta, então, deve estar sempre de olho na temperatura do celular.
Quem mais costuma sofrer com este problema são os entregadores de delivery e motoristas de aplicativo, que, além do GPS, precisam estar com o aplicativo pesado para o qual trabalham também em funcionamento. Mas você sabe por que isso acontece?
Para que você consiga ver a rota em tempo real, o sensor de geolocalização precisa estar ligado o tempo inteiro, e isso demanda o uso da internet, fazendo que o aparelho faça maior força para que tudo se mantenha em funcionamento. Isso sem contar a tela do celular, que costuma ficar ligada também.
Os profissionais que mencionamos, por exemplo, costumam trabalhar no sol ou em veículos quentes, e por isso esse aquecimento do aparelho acontece com mais frequência com eles. Mas existem algumas formas de prevenir os danos causados por esse problema.
Uma das principais dicas é deixar o aparelho fora do contato com a luz solar, e se não conseguir fazer isso, procure descansá-lo um pouco na sombra, para que ele não fique em contato com o calor por um longo período de tempo. Se ele superaquecer, não o coloque no gelo ou geladeira, pois isso pode afetar ainda mais o aparelho.
Saiba qual a temperatura máxima que seu celular pode chegar, você pode encontrar essa informação no manual, e cuide sempre a temperatura do aparelho. Se você notar que ele esquentou, desligue o GPS e outras ferramentas, como wi-fi e dados móveis.
Se você perceber que esquentou muito, desligue o aparelho, e se utilizar capa protetora, remova, para que ele possa ventilar melhor, já que, dependendo do material da capinha, ela pode contribuir para o aquecimento do aparelho.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025