Agronegócio
Seu jardim comestível: Aprenda a plantar sementes deliciosas!
Sementes comestíveis são uma excelente opção para ter uma alimentação mais saudável e natural. Saiba como você pode cultivá-las no conforto do seu lar.
A alimentação saudável está em alta nos últimos tempos, afinal, cada vez mais as pessoas estão buscando melhorar a sua qualidade de vida. E é claro, mexer na dieta faz parte dessa mudança, é neste momento que as sementes comestíveis entram!
Elas são uma excelente opção para adicionar itens naturais ao cardápio, além de também serem um bom incentivo a autossustentabilidade em nossa sociedade.
Outra vantagem acerca desses grãos, é que praticamente todas as espécies podem ser cultivadas em qualquer lugar, desde um quintal até mesmo em nossa própria casa. Segundo os adeptos desse hobby, ver as plantas crescendo é muito gratificante.
O custo-benefício da atividade também é outro fator encorajador, já que grande parte das sementes comestíveis possui baixo custo e são versáteis. Dessa forma, você pode ter no jardim uma grande variedade de frutas, legumes e ervas.
Porém, antes de sair por aí comprando insumos, lembre-se, cultivar uma horta em casa é um ótimo projeto, mas exige bastante paciência e perseverança.
Procure estudar sobre os diferentes tipos de plantas, cuidados necessários e épocas de plantio, para evitar aquelas frustrações iniciais chatas que desanimam qualquer um!
Quais as principais variedades disponíveis atualmente?
Existe uma gama quase infinita de opções e, por isso, você deve optar pelas espécies que se adaptam melhor a realidade da sua casa e aos seus objetivos. Dentre as alternativas mais populares, temos as sementes de abóbora, girassol, linho, chia, gergelim, quinoa, de amaranto, entre outras.
A abóbora, em particular, é muito rica em magnésio, zinco e fibras, já as sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina E. Quanto ao linho e de chia, ambos são ricas fontes de ômega-3 e ômega-1.
Beleza, agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, colocaremos a “mão na massa” (ou na terra). A seguir, confira algumas dicas para te ajudar a iniciar sua horta caseira:
1. Selecione bem as sementes: após escolher as espécies que deseja cultivar, se certifique que as sementes adquiridas são realmente de qualidade.
2. Prepare o solo com antecedência: Um solo nutritivo é essencial para garantir o sucesso da sua horta. Para isso, é possível comprar substratos e terra preparada em estabelecimentos especializados. Ou também é possível preparar o seu próprio adubo em casa, usando cascas de frutas.
3. Plante as sementes com cuidado: Enterre as sementes cobrindo-as com uma camada leve de terra. Se certifique que o solo está úmido e não deixe de regar no final da tarde.
4. Deixe as plantas crescidas tomarem sol: Assim que as plantas iniciarem seu crescimento, elas vão precisar cada vez mais da luz do sol. Por isso, coloque-as em um local bem ensolarado para que elas possam crescer bem fortes.
E então, gostou das dicas? Agora que você já sabe o básico para iniciar, mãos à obra! E se a sua plantação não der certo de início, não desanime. Afinal, plantas são seres bem mais sensíveis e, por vezes, demoram para se adaptar.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%