Conecte-se conosco

Política

Seu Vale-gás está a caminho: Descubra se você pode receber

Publicado

em

O Vale Gás ou auxílio gás, como preferir, é um benefício criado pelo governo federal há um tempo, que visa garantir o acesso a um item indispensável no dia a dia doméstico para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social: o botijão de gás de cozinha de 13 quilos para uso domiciliar.

No entanto, um governo estadual também aderiu à ideia, fazendo os pagamentos antes mesmo que o governo federal. Estamos falando do governo do Ceará, que já deu início à distribuição do Vale Gás Social na última quarta-feira (2). Conforme os dados, serão 210.655 famílias beneficiadas neste mês de agosto pelo governo cearense.

Com esses repasses, as famílias mais vulneráveis têm condições de garantir um botijão de gás domiciliar, sem ter que gastar um real do próprio bolso para isso. O vale garante que um desses itens chegará à casa das famílias necessitadas. Essa já é a segunda etapa do programa neste ano, sendo que a última deve acontecer em novembro.

Vale Gás no Ceara: Como funciona?

Esse programa iniciou-se durante a fase mais complicada da recente pandemia de covid-19, mas, com o sucesso da medida assistencial do governo cearense, a campanha passou a ser um plano fixo do estado. Assim, todo ano são feitas três rodadas de entrega dos bilhetes.

Em 2023, o primeiro repasse dos bilhetes que valem um gás de cozinha de 13 kg foi feito em março; a segunda, agora; e a terceira está prevista para acontecer em novembro. No total, serão 622 mil vales distribuídos, representando um investimento de R$ 57 milhões por parte do governo.

O Vale Gás social é um tíquete, que deve ser retirado em alguma unidade de assistência social do município, como no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Todas as cidades do estado são contemplados, mas para as famílias receberem os repasses, é preciso se enquadrar em uma das situações:

  • ser beneficiária do Cartão Mais Infância;
  • fazer parte do CadÚnico e receber o Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34;
  • jovens inseridos no programa Superação.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS