Tecnologia
Sinal ok? governo agora testa a internet do seu celular
Iniciativa de chama ConectaBR e deve proporcionar um sinal melhor de banda larga móvel no país.
Atenção, novidade quentíssima para quem costuma usar a internet constantemente fora de casa!
Nesta semana, o governo lançou um programa nacional destinado a melhorar a cobertura da banda larga 4G e 5G em todo o território nacional.
Essa medida visa ampliar as áreas de acesso e reduzir as desigualdades encontradas entre as diversas regiões brasileiras, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dessas localidades.
Nomeada de “ConectaBR”, a ação exigirá das operadoras soluções eficazes para as falhas de conectividade, prevendo até mesmo sanções por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Dessa forma, as empresas serão obrigadas a garantir uma velocidade mínima de 10 megabits por segundo para o modelo 4G e 100 megabits para o 5G. Vale lembrar que tudo será supervisionado pela Anatel, que também atuará na monitoração e fiscalização da prestação dos serviços.
Conheça o ConectaBR
Não é novidade para ninguém que a cobertura de internet banda larga móvel do Brasil muitas vezes deixa a desejar. Por isso, o novo programa governamental visa corrigir falhas e contribuir para que todas as deficiências dessa área possam ser finalmente sanadas.
Situações, como baixo desempenho, conexão fraca, dentre outras, deverão ser solucionadas. Caso contrário, a Anatel aplicará sanções de caráter punitivo às empresas responsáveis. Em contrapartida, as companhias que atuarem em conjunto com o poder público e atenderem às expectativas serão reconhecidas por um selo de qualidade.
A portaria para implementar essa política foi assinada recentemente durante a primeira Blitz da Telefonia Móvel, realizada em São Luís, capital do estado do Maranhão. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, intermediou junto às equipes a verificação do sinal e a taxa de download em três pontos da grande metrópole.
Essa ação realizada na cidade foi apenas a primeira de uma série de operações semelhantes que devem ocorrer a partir de agora. Tudo será coordenado pelo Ministério das Comunicações e, ainda neste ano, João Pessoa (PB) e Cuiabá (MT) também receberão a visita dos técnicos.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav