Conecte-se conosco

Agronegócio

Sino da natureza: Descubra a exótica Flor-de-Sino e aprenda a cultivá-la em casa!

Publicado

em

A Campânia é uma espécie popularmente conhecida como Flor-de-Sino ou Sininho, de uma beleza encantadora que dá um toque de delicadeza aos jardins. Uma das principais características dessa planta são suas flores em formato de sino, com suas cores vibrantes.  

Essa espécie é natural do continente europeu, por isso, ela se adequa muito a ambientes com temperatura amena e é muito usada para decorar ambientes internos e também para presentear pessoas queridas.  

Na época de florescência, que costuma ocorrer entre a primavera e o verão, a flor pode chegar a medir até 1 metro de altura. Além do formato, suas pétalas assumem uma coloração que varia do roxo ao azul, algumas espécies podem ser brancas e rosas.

Plantio e preparação do solo  

O plantio da Flor-de-Sino pode ser feito tanto em vasos como diretamente no solo em seu jardim. Essa espécie se adapta melhor a ambientes com sol pleno ou sombra parcial, de acordo com a variedade escolhida para o cultivo.  

O preparo do solo precisa ser realizado para garantir uma boa absorção dos nutrientes e um crescimento saudável. Assim, o solo precisa ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.  

Ao decidir fazer o plantio em um vaso, é necessário escolher um modelo que tenha entre 14 e 15 centímetros de diâmetro e furos na sua base, para cooperar com o processo de escoamento da água.  

Para fazer o plantio, cavar um buraco de acordo com o tamanho na raiz da muda escolhida, colocá-la e cobrir com terra solta. Após plantá-la, certificar-se de regar adequadamente para um bom crescimento da planta e a absorção correta dos nutrientes.  

Cuidados e manutenção  

Veja a seguir os cuidados e a manutenção necessários para garantir um bom desenvolvimento e crescimento para uma floração exuberante.  

  • A Campânula precisa ser regada frequentemente para que o solo seja mantido úmido, porém não encharcado para evitar o apodrecimento das raízes.
  • Com o objetivo de estimular o crescimento saudável a adubação pode ser feita na primavera ou no verão e realizada com produtos de liberação lenta ou um adubo orgânico.
  • Essa espécie não requer poda intensiva, mas a remoção de folhas secas e flores murchas é recomendado, ela deve ser feita após a época de floração.  

A partir dos cuidados corretos, a Campânula pode ter uma vida de muitos anos e diversas florações, além de adicionar um toque de charme e encanto no seu jardim.  

Essa espécie é conhecida também por atrair polinizadores, como abelhas e borboletas, o que contribui para um jardim vivo e uma biodiversidade presente no ambiente.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS