Empresas
SONDA apresenta solução para pagamento via PIX para setor de energia elétrica
Sistema de Pagamento Instantâneo
A SONDA, maior empresa latino-americana de serviços de TI, por meio de parceria com instituições financeiras apresenta ao mercado um sistema inteligente de faturamento por meio de pagamento via PIX para o setor de energia elétrica.
A SONDA integrou a nova modalidade de pagamento ao sistema de leitura das faturas emitidas pelas companhias em operação, permitindo o faturamento simultâneo.
O PIX oferece mais uma opção ao cliente que otimiza e agiliza o pagamento, tendo em vista que a liquidação dos débitos ocorre em minutos. O PIX veio inicialmente como uma opção de transferência de valores entre contas e por meio de uma iniciativa da ANEEL com o Banco Central do Brasil se estendeu para a liquidação de faturas de consumo.
Pix
Esta modalidade de pagamento instantâneo entrou em vigor no final do ano passado no País e já conquistou adesão de milhões de pessoas. Como trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil e todas as instituições financeiras aderiram, a opção de utilizar o PIX para pagamento está disponível a todo cidadão que possui uma conta corrente.
Para as concessionárias, a opção de pagamento utilizando o PIX tornou-se atrativo pois terão os gastos reduzidos e a solução deve guiar a escolha do consumidor daqui para a frente. É a esta mudança nos hábitos de consumo que as empresas devem estar atentas.
“A agilidade é o grande marco da solução. Construímos um ecossistema de registro e geração de QR Code, emissão, pagamento e liquidação do débito utilizando o meio de pagamento PIX pensando no dinamismo e eficácia dos negócios. Ou seja, a partir do momento em que o consumidor realizar um pagamento com o nosso sistema, a empresa contratada conseguirá dar a fatura como paga rapidamente, em questão de minutos. O cliente não precisará aguardar um dia para ter sua conta baixada como paga. Com o nosso sistema isso acontecerá de forma rápida e transparente tanto para o cliente da concessionária como para a própria concessionária”, explica Ricardo Franchi, Gerente de Produto de Utilities da SONDA.
Projetos
A SONDA já possui clientes com projetos em fase de implantação. Um deles é a COPREL, cooperativa de geração e distribuição de energia elétrica localizada no Rio Grande do Sul. Alinhada com a instituição financeira, a SONDA é responsável por gerenciar todas as informações necessárias para o registro do QR code dinâmico no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) e geração de QR code Estático, se esta for a opção da concessionária.
O programa é realizado em duas fases: a primeira fase é para atender todas as faturas emitidas que são entregues por e-mail aos clientes. A segunda fase engloba todos os processos, ou seja, todos os boletos que são emitidos, inclusive os que são emitidos em campo pelo sistema de leitura e faturamento simultâneo.
Para Rivaldo Ferreira, VP da Unidade de Utilities da SONDA, um questionamento que muitos empresários fazem é quanto à segurança. “Focados na segurança das informações, desenvolvemos todo esse ecossistema integrado à liquidação do débito utilizando o meio de pagamento PIX, que é instantâneo. Este é um meio de pagamento bastante seguro já que exige autenticação por senha ou biometria, impondo uma barreira que só libera o acesso ao devido usuário.
“Com a solução da SONDA a concessionária moderniza seu sistema de arrecadação de forma simples e ágil sem grandes impactos nas soluções já existentes”, finaliza.

-
Tecnologia1 dia atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Tecnologia2 dias atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia2 dias atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Curiosidades1 dia atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso
-
Economia1 dia atrás
Brasil tem mais de 180 moedas sociais — entenda como funcionam
-
Economia21 horas atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Economia7 horas atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante