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Economia

Sou MEI, posso receber seguro-desemprego após demissão?

Saiba o que acontece quando um MEI é demitido sem justa causa de um emprego formal. É possível solicitar o seguro-desemprego?

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De acordo com a lei, um trabalhador com carteira assinada também pode ser um microempreendedor individual (MEI). Com isso, muitas pessoas tem ficado na dúvida quando o assunto é seguro-desemprego e se é possível receber o benefício em caso de demissão sem justa causa.

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Conforme explica o Ministério do Trabalho e Previdência, o repasse do seguro-desemprego é bloqueado para quem é MEI. Isso porque o sistema entende que o profissional dessa categoria possui renda e consequentemente não necessita da ajuda após a perda do emprego formal.

Por outro lado, se a pessoa estiver inativa como MEI, então o recurso administrativo pode ser requisitado, mas para isso é necessário comprovar a situação durante o processo de solicitação e liberação do benefício.

Como apresentar recurso administrativo para conseguir o seguro-desemprego?

A solicitação do seguro desemprego pode ser feita no site do governo federal. Também é possível realizar a solicitação através do aplicativo SINE-Fácil. Confira o passo a passo a seguir:

  • No app, vá na opção “Seguro-Desemprego”;
  • Em seguida, selecione a aba “Consultar Seguro-Desemprego”.
  • Feito isso, acesse o seu Requerimento;
  • Busque a função “Notificações”, para verificar o motivo da não liberação de parcelas;
  • Na aba “Recurso”, acesse “Cadastrar Recurso”;
  • Preencha o campo “justificativa” e vá em “Enviar”;
  • Em seguida, agregue arquivos com cópias de documentos que possam justificar a solicitação de recurso;
  • Prossiga e confirme a solicitação do recurso seguindo as indicações do aplicativo.
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