Conecte-se conosco

Finanças

Sua conta de luz vai agradecer se usar o ar-condicionado assim

O ar-condicionado tem sido uma das principais opções de conforto em lares brasileiros.

Publicado

em

Com o aumento das temperaturas durante diversos meses, inclusive agora no inverno, além das ações normais, como a ingestão de água com mais frequência e evitar exposição ao sol, o uso do ar-condicionado se tornou essencial em muitas residências.

No entanto, o medo de uma conta de luz exorbitante faz com que algumas pessoas evitem utilizá-lo com tanta frequência. Mas será que é possível manter o conforto térmico sem gastar uma fortuna em energia?

Ar-condicionado x conta de luz: quem ganha no conforto e na economia?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é sim possível utilizar o ar-condicionado de forma econômica, desde que seja ajustado para uma temperatura adequada.

De acordo com pesquisas, a temperatura ideal para economizar energia é em torno dos 23ºC para proporcionar um conforto ameno, sem exageros de frio ou calor. Com tal configuração, os gastos de energia podem ser significativamente reduzidos.

Além da temperatura, a escolha do modelo do ar-condicionado é um fator importante na economia de energia.

Especialistas recomendam optar por aparelhos com boa classificação de consumo e selo Procel de eficiência energética. Os modelos do tipo ‘inverter’ são populares por precisarem de um menor gasto energético.

Ar-condicionado é uma opção no calor, mas pode elevar a conta de luz – Imagem: reprodução

Outra dica que vale a pena prestar atenção é manter a manutenção periódica do aparelho em dia, pois o acúmulo de sujeira faz com que o aparelho trabalhe mais e, consequentemente, consuma mais energia.

Portanto, investir em um ar-condicionado eficiente e cuidar do seu bom funcionamento pode resultar em uma economia significativa no final do mês.

Com tais dicas em mente, fica claro que é possível desfrutar do conforto proporcionado pelo ar-condicionado sem comprometer o orçamento familiar.

Afinal, garantir o bem-estar em casa não precisa custar uma fortuna. Basta saber como utilizar o aparelho de forma inteligente.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS