Imposto de Renda - IRPF
Sua vez chegou? Saiba como consultar o 4º lote de restituição do IR
6,1 milhões de contribuintes vão receber neste lote, e o valor do pagamento que será feito pelo fisco em 31 de agosto é de R$ 7,5 bilhões.
Se você está ansioso para receber a sua restituição referente ao IR (Imposto de Renda) de 2023, então temos boas novas para lhe dar! Agora, já é possível consultar o quarto lote da devolução dos valores. A liberação ocorreu nesta quinta-feira (24/08) e a conferência pode ser realizada no site da instituição.
Lembrando que o penúltimo dos 5 repasses programados, segundo o cronograma oficial divulgado pela Receita Federal, ocorrerá em 31/08 e deve beneficiar cerca de 6,1 milhões de cidadãos brasileiros. Os pagamentos devem então cair na conta informada pelo contribuinte no ato de entrega da sua declaração.
Agora, para quem deseja saber se estará incluso no lote que virá, o procedimento é bastante simples. Basta acessar o site chamado “Meu Imposto de Renda” e, na parte onde estão listados os serviços, selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Desse modo, para realizar uma consulta básica, basta inserir o número do CPF, o ano da declaração desejada e a data de nascimento. Logo, para informações mais aprofundadas, é possível tirar dúvidas no portal e-CAC. Tal opção é recomendada para aqueles que desejam resolver pendências sobre a tão temida “malha fina”.
Quem poderá estar recebendo agora neste 4º lote?
Como já foi dito no texto acima, a estimativa é que 6.118.310 brasileiros possam estar recebendo nesta nova leva de pagamentos. Este número, inclusive, engloba contribuintes de status prioritário e não prioritário. Assim, o crédito disponibilizado pelo poder público beira aos R$ 7,5 bilhões, de modo a suprir tamanha demanda.
Entretanto, as pessoas que gozam de prioridade legal continuarão recebendo antes dos demais. Neste grupo, podemos citar os idosos com 80 anos ou mais, idosos com idade superior a 60 anos, portadores de deficiências mentais ou físicas e indivíduos que possuem o magistério como principal fonte de renda.
Por fim, nesta turma também se enquadra quem optou por fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida e receber a devolução das cifras através do PIX. Vamos conferir então o calendário detalhado com as datas dos depósitos mais especificadas:
- 1º lote da restituição – pago em 31 de maio;
- 2º lote de restituição – pago em 30 de junho;
- 3º lote de restituição – pago em 31 de julho;
- 4º lote de restituição – consulta em 24 de agosto e pagamento dia 31;
- 5º lote de restituição – previsto para 29 de setembro.

-
Cotidiano1 dia atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia1 dia atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Empresas9 horas atrás
Homem pede demissão, compra empresa falida e fica milionário
-
Tecnologia1 dia atrás
Direção tranquila: saiba como usar o Google Maps para evitar multas e congestionamentos
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja onde e como o reconhecimento facial é usado no Brasil
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Nine-day fortnight: você conhece a nova tendência para o futuro do trabalho?
-
Carreira2 dias atrás
Como criar um ambiente de home office inspirador e equilibrado usando Feng Shui
-
Economia23 horas atrás
Governo intensifica revisão do Bolsa Família em 2025; saiba quem está no foco