Conecte-se conosco

Agronegócio

Substrato de plantas: por que é tão importante para o cultivo? Conheça agora mesmo

O substrato é uma das coisas mais importantes no cultivo de plantas. Quer entender tudo sobre assunto? Continue a leitura!

Publicado

em

Se você tem um jardim — mesmo que pequeno — ou se interessa em algum nível pelo tópico plantas, com certeza, já ouviu a palavra substrato. Mas você sabe o que significa e qual a sua importância?

O que é substrato?

Substrato é o material que serve de base para as plantas se desenvolverem, fornecendo sustentação, nutrientes, água e ar para as raízes.

O substrato ideal varia de acordo com cada espécie de planta, pois cada uma delas possui necessidades diferentes de umidade, acidez, drenagem e fertilidade.

Existem diversos tipos de substratos disponíveis no mercado, mas, se você quer realmente botar a mão na massa, também é possível preparar o seu próprio substrato em casa, usando materiais orgânicos e inorgânicos.

O importante é saber quais são as características de cada um deles e como elas influenciam no crescimento das plantinhas. Os substratos podem ser divididos em dois grandes grupos:

Substratos orgânicos

São aqueles que contêm matéria orgânica em sua composição, como casca de pinus, húmus de minhoca, composto orgânico, folhas secas, fibra de coco, turfa, entre outros.

Esses tipos são ricos em nutrientes e ajudam a reter a umidade, mas também podem favorecer o aparecimento de pragas e doenças se não forem bem manejados. Além disso, eles tendem a se decompor com o tempo, perdendo volume e qualidade e exigindo trocas periódicas.

Substratos inorgânicos

São aqueles que não contêm matéria orgânica em sua composição, como areia, pedriscos, argila expandida, vermiculita, perlita, entre outros.

Esses substratos são pobres em nutrientes e não retêm muita umidade, mas são ótimos para melhorar a drenagem e a aeração do solo, além de serem mais duráveis e estáveis do que os substratos orgânicos.

Qual tipo de substrato escolher?

Na hora de escolher para comprar ou preparar o seu substrato, é necessário considerar as necessidades particulares da sua planta. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Cactos e suculentas precisam de um substrato com mais areia e pedriscos para facilitar o escoamento da água;
  • Rosas e lavandas precisam de um substrato com mais calcário ou cinzas, para elevar o pH do solo;
  • Azaleias e hortênsias precisam de um substrato com mais turfa ou serragem para reduzir o pH do solo;
  • Samambaias e orquídeas precisam de um substrato com mais matéria orgânica e casca de pinus para reter a umidade e fornecer nutrientes.

Você pode misturar diferentes tipos de substratos para obter a combinação ideal para a sua planta. Uma receita básica geralmente recomendada é: use 1 parte de areia para 2 partes de matéria orgânica (húmus ou composto) e 1 parte de argila expandida ou pedriscos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS