Conecte-se conosco

Agronegócio

Suculentas em perigo: Entenda por que elas não estão sobrevivendo

Publicado

em

Você já deve ter ouvido por aí que suculentas são a melhor indicação para quem ama plantas, mas tem pouco tempo ou ainda não sabe muito bem como mantê-las saudáveis, não é mesmo? No entanto, não é bem assim que funciona.

É claro que esse tipo de vegetal, graças às suas características próprias, é muito mais resistente do que outras espécies de plantas. Mas, isso não significa que elas irão sobreviver independentemente das circunstâncias. Então, se nem as suas suculentas estão vivendo por muito tempo, veja alguns erros que você pode estar cometendo.

Erros que matam as suculentas

Como mencionado, as suculentas, na maioria dos casos, são muito mais resistentes e exigem menos cuidados do que outros tipos de plantas. Mesmo assim, alguns erros podem acabar encurtando a vida delas. Inclusive, algumas dessas práticas até funcionam com outras espécies, mas são prejudiciais a essa categoria.

Vasos errados

Muita gente opta por criar uma suculenta em vasinhos pequenos e charmosos, como uma xícara de chá, latinhas e afins, já que elas são plantas de pequeno porte, normalmente. No entanto, o vaso escolhido deve ser, pelo menos, duas vezes mais profundo que as raízes e, aproximadamente, três vezes mais largo.

Água em excesso

Esse é um erro muito comum, já que as suculentas, assim como os cactos, não precisam da mesma frequência de rega que outras plantas, sendo prejudicadas pelo excesso de água. O ideal é borrifar um pouco de água uma ou duas vezes por semana, no máximo, sempre que o solo estiver seco. Dica: nunca deixe a terra encharcada.

Temperatura e local inadequados

Como era de se imaginar, as suculentas se desenvolvem e sobrevivem melhor no calor, sem correntes de ar ou exposição a baixas temperaturas. Então, mantenha-as em um local ensolarado e quente, sem ficar trocando-as de lugar com frequência, pois isso pode ser prejudicial.

Pouca drenagem

Como citamos anteriormente, o excesso de água faz mal para as suculentas. Então, evite os vasinhos decorativos, já que normalmente eles não possuem a drenagem adequada. Opte por um recipiente com furinhos de drenagem e, para que não caia terra, use uma gaze ou pedaço de meia-calça no fundo.

Plantas espremidas

É muito comum vermos em um único vaso ou canteiro várias espécies de suculentas, o que dá um toque de criatividade único. No entanto, você não deve plantá-las muito próximas umas das outras. É preciso deixar de 5 a 7 centímetros de espaço entre cada uma, garantindo que tenham condições de crescer e respirar livremente.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS